MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS

MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS
Aqui Você encontrará o melhor dos artigos evangélicos pra você, sua igreja e para sua família

Para ver nossas promoções, Clique na imagem acima

O nosso site por enquanto está apenas como mostruário.
pedidos somente por telefone ou whatsapp.
Muito obrigado

terça-feira, 2 de junho de 2015

4º- Noite de Ministração- As três dimensões da Intimidade com Deus com Ev. Patrick v. Ribeiro 02/06/2015

4º- Noite de Ministração da Campanha de oração e estudo da palavra
“Tomando posse da Conquista”
Tema: Intimidade com Deus e crescimento Espiritual 02/06/2015
Texto base:                                             Texto de Estudo: Ex.33.11a

Introdução
Para falarmos do tema de hoje quero iniciar, abordando um pouco sobre mudanças, pois elas são freqüentes em nossas vidas e acarretam várias dificuldades que muitas vezes nos pegam de surpresa.
Por  exemplo mudei de casa a mais ou menos uma semana, e enquanto estava preparando esta palavra um funcionário da agencia de energia elétrica bateu a porta da minha casa com um mandato de corte do abastecimento  por causa das contas que os antigos inquilinos deixaram, tive que desligar o computador e concluir esta mensagem no notebook, bom, imprevisto que a mudança de casa de provocou.

Transição
Assim aconteceu com o povo de Israel ao

se mudarem do Egito para a terra prometida e seu percurso durante o deserto, vários imprevistos aconteceram, e talvez um dos piores foi quando eles acamparam diante do Monte Sinai.
Pois foi lá que ele conseguiram desperta um sentimento que a muito tempo o Senhor não tinha, deste o dilúvio; foi o de se sentir desprezado e rejeitado pelos seus “amigos”, devido a sedição de Arão ao permitir que o povo o convencesse de construir um bezerro de ouro  para adorar enquanto Moises estava no Monte de Deus.
E ainda lá Deus alerta Moisés do pecado deles e diz: “vai e desce , porque o seu povo que fizestes sair do Egito se corrompeu, deixando claro que eles estavam longe de conseguir ser algo Dele, com aquela atitude, ao descer  Moisés em um ato de ira e decepção quebra as duas tábuas da lei que o Senhor lhes dera, queima o bezerro de ouro que eles haviam feito e mata os idólatras que abduziram Arão ao erro.
E é neste contexto que surge um grande contraste entre aqueles que são íntimos de Deus e aqueles que são amigos de momento.
Pois enquanto o mar se abriu, os inimigos Amalequitas foram vencidos, Moisés o líder estava com eles, foram bons amigos, tocaram Tamborins, cantaram para Ele, mas foi só Moisés dar as costas cometeram o pior pecado que até então não haviam cometido que foi o da idolatria, desapontando assim o Deus que eles diziam que confiavam.
Deus se sentiu “traído” Por aqueles ele salvara do Egito, a ponto de não querer ir mais com eles pelo caminho do deserto, iria enviar um anjo no lugar. Mas aparece no cenário a figura daquele a quem Deus podia contar como seu amigo íntimo Moisés aquele que o entende, o ouve e até aconselha no seu momento de ira (Ex.32.11-14), intercedendo pelo povo e o Senhor que estava pronto para deixá-los, ouve Moisés e decide dar mais uma chance para eles, pois somente quem é verdadeiramente amigo íntimo de Deus conhece o verdadeiro sentimento do seu coração. E é essa mesma intimidade que o Pai que ter conosco hoje e aprenderemos como consegui-las nas três dimensões que Moisés também experimentou a ponto de conseguir o perdão do povo e de vê o Senhor com toda sua bondade e glória como ninguém nuca tinha visto, vamos, lá!
As três dimensões da Intimidade com Deus

1ª. Dimensão da intimidade com Deus é a TENDA (Ex.33.7-11);
         A tenda da congregação nós fala de um momento da vida de Moisés bastante relevante em seu caráter de amigo íntimo de Deus ela representa algumas características importantíssimas que nós como servos do altíssimo precisamos ter:

  a)  Ela era armada fora do arraial, isto é distante da contaminação da congregação (Ex.33.7a).
Esta separação nos indica que precisamos estar distante do pecado, afastados daquilo que aborrece a Deus se de fato queremos ser íntimos Dele, pois a palavra nos afirma “sedes Santos como o Senhor é Santo”, assim a tenda nos chama a santidade.

   b)  Ela era um lugar de buscar a presença do Senhor (v.7b)
Sair para tenda da Congregação é entender que precisamos ter uma vida de buscar contínua da presença do Senhor, e isto não quer dizer apenas nos momentos de apertos e dificuldade e sim buscar-lo sem interesses próprios a não ser o do prazer de estar em sua presença como servo, como amigo.

   c)  Tenda fala de renúncia do conforto
Para chegar a esta tenda, precisamos sair primeiro da nossa, lugar do aconchego, do conforto, a tenda da congregação não tinha nenhum mobiliário, que pudesse proporcionar isso, o conforto que tinha era contemplar a graça de Deus que ali era derramado. Cristo nos fala Mt. 8.20 “As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”.

  d)  Era um lugar do diálogo com Deus (oração)(v.9);
Estar na tenda é dedicar uma parte do seu tempo para conversar com o pai através da oração, pois intimidade não é algo que agente ganha e sim que se conquista e esta conquista só é feita através do diálogo, do contato, do andar junto dia a dia, deixar de ser conhecido de Deus e se tornar amigo Dele.

   e)  Ela era um lugar de adoração (v.10)
Olhar para tenda nos faz adorar a Deus, nos despertar ao sentimento primário daqueles que servem ao Senhor, é ir além das palavras que agradam ao pai, que o deixar feliz, é ser e viver aquilo que o deixar feliz.

   f)    Esta tendo tinha caráter temporal, pois em seguida seria substituída pelo Tabernáculo .

Não podemos esquecer que existe sempre um nível mais profundo da revelação e da intimidade com Deus, não podemos ser superficiais em nossa busca pelo Senhor, pois 1Co 2.9 diz: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. Existe um nível maior da graça de Deus e você pode buscá-lo hoje.

Dimensão da intimidade com Deus é a FENDA DA ROCHA (Ex. 33.17-23)
 a.  Ela nos remete a posição exata que o Senhor que fiquemos para que possamos contemplar sua glória.
Quantas vezes queremos ser usado por Deus, ou experimentar do seu poder, ou ter uma experiência sobrenatural com Ele, porém estamos vivendo fora dos princípios que Ele estabeleceu isso, vivendo em uma vida de desobediência e rebeldia, precisamos voltar a obedecer para que possamos tirar o bloqueio que o pecado constrói em nossa comunhão e comunicação com o pai Is. 59.1 Diz: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.  Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”.

b.  A fenda é a “brecha”, é o “espaço” que o Senhor precisa para nos mostrar sua bondade.
Quantas vezes nosso coração estar cheio de tantas coisas, mas não tem espaço e nem tempo para a gloria de Deus. Preocupamos-nos muitas vezes de ensaiar para o coral ou ministério de louvor da igreja, preparar o sermão para culto de domingo a noite, mas não temos agenda para os nosso devocionais diários, momentos a sós com Deus é fundamental para aprofundarmos em intimidade com Ele.

c.  Contemplar a Deus fora da fenda é assinar um atestado de morte (v.20).
A fenda também é um lugar de segurança diante da glória de Deus, em Leviticos 10.-7 nos conta dos dois filhos de Arão Nadabe e Abiú, que apresentaram fogo estranho no altar de Deus e ambos foram fulminados pelo fogo do Senhor.
É preciso compreender de vez que Deus não compactua com pecado, muitas igrejas estão morrendo, muitos ministérios estão sendo consumidos, e outros cristãos estão dormindo simplesmente pelo fato de estarem apresentando fogo estranho no altar do Senhor, com músicas que adoram os sentimentos do coração do homem, com entretenimentos que não glorificam Deus e como o apostolo Paulo diz 1 Co 11. 26-32,  participando da ceia sem discernir de fato o que ela representa. CUIDADO sua morte pode estar mais próxima do que você pensa.

Dimensão da intimidade com Deus é o Sinai.  

a)  O Sinai nos revela um lugar de renovação da aliança;

Aliança é o pacto que o Senhor fez com o povo de revelar ao povo de Israel coisas que eles nunca tinham contemplado um pacto de fidelidade, o povo teria que ser a partir dali fiel ao Senhor e serem zelosos em cumprir seus mandamentos (Ex19.1-20.21), mas esta fora quebrada por eles ao fazerem o bezerro de ouro, mas agora o Senhor renova esta aliança através de suas promessas.
Talvez você também em algum momento quebrou a aliança feita com o Senhor, mas hoje ele te chama para renová-la através do sacrifício Cristo  também em outro monte o do Calvário, não perca tempo.

b)  O Sinai nos revela o zelo pela Lei do Senhor;
A lei do Senhor era os princípios pelas quais o povo deveria andar, assim como para nos. A palavra de Deus é luz que não nos deixa tropeçar em meio a escuridão do mundo, é o alimento que nos fortalece durante a caminhada, é a bussola que nos orienta quando não sabemos mais o que fazer diante das adversidades.

c)   O Sinai nos revela Lugar de Consagração (Ex. 19.14-15)
A consagração é um momento em que você se desliga ou abre mão daquilo que satisfaz seus desejos humanos, e que não são pecados, para se dedicar a buscar ao Senhor por um espaço de tempo, pode ser acompanhado com jejum, oração e  leitura bíblica.
A nossa vida precisa esta constantemente em consagração ao Senhor pois é através dela que conseguimos ver as manifestações poderosas do altíssimo.

d)  O Sinai nos revela lugar de limite para os conhecidos e de comunhão para os amigos íntimos (Ex. 19.12-13;17-20)
Aqui demonstra claramente o contraste em ser apenas um conhecido de Deus, um servo, um povo e do que é ser um amigo confidente e íntimo de Deus, alguém mais chegado as palavras do povo demonstra isso,  quando eles disseram: “Fale o Senhor Contigo”, enquanto os conhecidos só poderia ficar a beira do monte, se poder nem tocá-lo. Moisés outrora foi convidado por Deus a subir ao cume onde Ele havia descido com sua toda sua glória.
O que você quer ser um conhecido Deus que fica a margem da sua glória, ou um íntimo que conhece e experimenta a intensidade de estar no centro do poder de Deus (o cume)?
OBSERVEMOS O MONTE SINAI NO DIA DA TRANSFIGURAÇÃO
Estavam presentes:
Moisés. Nosso referência de intimidade com Deus
Elias- Andou com Deus que foi transladado para céu
Jesus-  O próprio verbo encarnado
Pedro, Tiago e João- os três discípulos mais próximos de Cristo os considerados amigos de Cristo.
Sempre terá espaço para aqueles que querem um relacionamento mais profundo com o Senhor, você pode ser um deste.

Conclusão
Amado irmão ser íntimo de Deus é estar disposto a assumir um nível mais profundo em seu relacionamento com Ele, nada de superficialidade, mas algo que vai além dos limites humanos se hoje não esta tendo comece a descer a Tenda, busque com insistência esta na brecha que o Senhor quer que você esteja e experimente a shekinah que só através do monte de Deus na sua vida você poderá contemplar.

Hoje pode ser o dia que Senhor te convidar a sair de um relacionamento a distância e se aproximar através Dele através de um relacionamento íntimo e sério que Ele tanto deseja ter conosco, assim como Abraão como diz a palavra: E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus." (Tiago 2 : 23)  seja você também até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário