MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS

MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS
Aqui Você encontrará o melhor dos artigos evangélicos pra você, sua igreja e para sua família

Para ver nossas promoções, Clique na imagem acima

O nosso site por enquanto está apenas como mostruário.
pedidos somente por telefone ou whatsapp.
Muito obrigado

terça-feira, 2 de junho de 2015

Ministração no Templo da IPR em Taiobeiras MG- Pr. Patrick D.V Ribeiro

As três placas da Estrada da morte
Texto base 2Cr.18 1- 19.3
Para meditar  Pv.14.12 Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.
Introdução
        “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”. Quando lemos esta passagem em 1 Co 13. 11 podemos perceber que Paulo retrata exatamente o peso da responsabilidade quando enfrentamos a fase adulta de nossas vidas, pois junto com ela advêm diversas outras coisas como abnegação dos pensamentos e atitudes infantis e irresponsáveis que muitas vezes coloca em risco nossas vidas e a vidas daqueles que nos cercam.
         Imaginemos isso como a vida de um motorista em um trânsito muito movimentado de uma rodovia ou de uma cidade grande, enquanto ele estava na auto-escola tinha sempre por perto um instrutor de transito que o acompanhava e que estava pronto para puxar o freio e parar o veículo em qualquer situação que demonstrasse risco a vida dele ou de outros, dando assim uma sensação de segurança e passividade diante do desafio de aprender a dirigir, pois se por ventura acontecer algum delito, a responsabilidade recairá sobre o instrutor e não sobre ele que esta dirigindo o carro.
         Mas quando ele se vê só após ter tirado a carteira de habilitação, a situação muda de figura, agora já não há mais quem possa sofrer as conseqüências por ele, e  sua vida e a vida daqueles que rodeiam estão em suas mãos, nas decisões que ele viera a tomar no trânsito de respeito as leis ou não. E para que não venha cometer inflações é necessário agir com prudência e atenção respeitando sempre as leis de trânsito, limite de velocidade e principalmente a sinalizações, pois agora são elas que nos dará a segurança outrora perdia com a ausência do instrutor que não temos mais.

Transição
         Assim como este motorista que referimos foi a vida destes dois reis na historia do povo de Deus, de um lado Josafá, rei de Judá filho de do grande rei Asa, este andou segundo a vontade do Senhor (2Cr 17.3- 19), pois teve um exemplo de seu dentro de sua casa que também foi íntegro e reto diante  do Senhor, porém ao se tornar rei com a morte de seu pai teve que enfrentar o desafio de reinar sobre judá e se responsabilizar tanto com sua vida quanto as dos seus súditos  que estavam ao seu serviço.
         Do outro lado estava o rei Acabe este diferentemente de Josafá, havia deixado de andar de acordo com os princípios da palavra do Senhor, casou-se com uma mulher idólatra (1Rs 16.23-33) e fez dela seu escudo diante de suas dificuldades percebe-se isso em vários momentos de sua histórias como exemplo em (1Rs 19.1-2), contando para ela sobre a morte do profetas de Baal e permitindo que ela tomasse as rédeas da situação, outro caso  foi a com vinha de Nabote em (1Rs 21.1-16), neste texto percebemos que ate birra ele faz por causa da vinha e novamente a mulher dele tem que tomar as decisões por ele, pois vemos aqui a frouxidão de um rei que estava com uma grande poder nas mãos, mas não tinha maturidade suficiente para saber governá-lo.
         No texto que lemos vemos que estes dois reis se unem em prol de um objetivo comum que era lutar contra o rei da Síria com a finalidade de tomar de volta Ramote-Gilieade que foi separada por Moisés como uma das três cidades de refúgio (Dt. 4.43) e que naquele momento estava sobre domínio dos Assírios.
Então estes dois embarcam em uma viagem perigosa e muito arriscada em busca de uma conquista de seus corações, mas que não estava no coração de Deus, desobedecendo às principais leis espirituais que existira se envolvendo em um dos maiores acidentes de percurso de suas vidas ao qual para motorista levou a morte e para outro o passageiro bobalhão a advertência do próprio Deus. Assim os que embarcam nesta arriscada viagem da morte precisam saber que este caminho é sinuoso, cheio de curvas fechadas, rodovia extremamente perigosa que passa primeiramente pelo trecho da desobediência as leis espirituais e em seguida segue pela via dos seus próprios desejos e interesses, é a rodovia que mais tem matado ultimamente cerca de milhões de pessoas morrem todos os dias nela.
Porém uma coisa existe durante todo o seu percurso e se for ignorada com certeza você chegará ao seu principal destino o mais rápido possível: as Placas da sinalização espiritual que o Senhor nos mostra por sua infinita misericórdia indicando exatamente para que convirjamos e voltemos aos seus caminhos que são paz e não de mal para nos dar de fato o fim que desejamos como diz no livro do profeta Jeremias 29.12-14Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei. Mas se teimarmos e continuarmos, a morte eterna é nossa parada final.



TEMA: As três placas da Estrada da morte
    
    1-  As “Placas de advertências”;

Na lei de Trânsito elas tem como finalidade alertar sobre para as condições potencialmente perigosas, servem como caráter de recomendação.

I.        A primeira advertência ignorada foi por parte de Josafá rei de Judá saiu de sua casa e foi se misturar com Acabe (Aliançou-se com um rei corrupto e que estava fora dos propósitos de Deus (18.1-3).
a)     Temos que ter cuidado com as alianças que fazemos, pois poderá ser determinante para nossas vitórias ou nossos fracassos. Precisamos aprender escolher nossas amizades. O apóstolo Paulo nos adverte sobre a unidade de propósitos com os ímpios dizendo que isso não agrada ao Senhor
2Co 6.14-7.1- 14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 17 Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; 18 E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.  1.Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.

b)          Vale Lembrar que ele não esta proibindo se relacionar com eles, mas sim unir ou se aliança com eles em propósitos espirituais ou especiais.
c)           Josafá sabia que Acabe, mesmo sendo rei de Israel nação parente da dele, não estava sendo fiel ao Senhor, estava em caminho pecaminoso e mesmo assim se aliançou e assentou a mesa com ele.

d)          Não foi Josafá que teve a idéia de ir para peleja, mas sim Acabe que o influenciou a infeliz viagem.

II.        Segunda advertência ignorada por Josafá foi a insegurança de seu coração diante da proposta feita pelo então suposto amigo.

a)              Todo Cristão que esta andando em acordo com os princípios de Deus sabe quando uma proposta é de fato de Deus ou não logo que lhe é  feita. Pois o Espírito de Deus de imediato o deixa em estado de alerta quanto a isso. Josafá recebeu essa alerta através da insegurança, mas não deu ouvido (v.4,8).
4 Disse mais Jeosafá ao rei de Israel: Peço-te, consulta hoje a palavra do SENHOR. 5 Então o rei de Israel reuniu os profetas, quatrocentos homens, e disse-lhes: Iremos à guerra contra Ramote de Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe; porque Deus a entregará na mão do rei. 6 Disse, porém, Jeosafá: Não há ainda aqui algum profeta do SENHOR, para que o consultemos? 7 Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao SENHOR; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, senão sempre o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Jeosafá: Não fale o rei assim.

b)  Josafá se deixou persuadir mesmo diante das evidências claras que estavam diante dele, como:
1.   Um suposto “amigo” que estava obstinado pelo pecado, não seria um bom parceiro par lutar as guerras do Senhor. Sendo que o principal requisito para vitória era a comunhão com o Senhor, e este com certeza não tinha.
2.   O seu suposto “amigo” tinha um histórico totalmente corrompido por subornos, assassinatos e idolatria.
3.   Um suposto “amigo” que não gostava de ouvir NÃO, gostava de ouvir apenas o que queria ouvir o que lhe era agradável aos ouvidos, mas fechava-os quanto às ordens divinas era diferente daquilo que ele queria.
ATENÇÃO: Às vezes diante das tentações temos tendência de culpamos somente o diabo por ter nos tentado para fazer-nos cair, mas na realidade segundo o livro de Tiago1.13-15, 50% de toda a tentação é causada pelos nosso próprios interesses.
13 Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. 14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. 15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

Não colabore para sua própria destruição

2-  As “Placas de regulamentação”
Na lei de Trânsito elas têm a função de alertar sobre as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso da via.
                              I.        Eles violaram esta placa quando preferiram dar ouvidos a falsos profetas a ao homem de Deus. (Vs.5-7);
a)             Micáias simbolizava o farol vermelho, o sinal de pare ou até mesmo de Sentido proibido para a vidas deles, eles não poderiam continuar como plano pois o Senhor não havia provado. Mas mesmo assim avançaram o sinal.
b)             O conseqüência era real se prosseguir vai morrer.
c)             Imaginemos uma pista e o primeiro tópico que falamos são as placas que estão antes do início do trecho da morte nos advertindo: “Rodovia da morte a frente, pegue o retorno e volte atrás”, agora neste tópico eles já estão  dentro do trecho em alta velocidade rumo ao seu maior desastre, pois não respeitaram a placa de PARE, estão prestes a serem atropelados pela conseqüência dos seu pecados.

                   II.        Como toda violação a leis tem conseqüências, Ao violarmos a placa  de pare no trecho da morte esta se torna inevitável:

·        Para Acabe o mentor e o condutor da idéia, foi entregue por Deus a seu inimigos para aplicação das devidas penalidades:
o   Foi Perseguido pelos seus inimigos (V.30);
o   Foi ferido pelos seus inimigos (v.33);
o   Foi Morto pelos seus inimigos (v.34);

·        Para Josafá que aceitou a embarcar nesta viagem da morte com um homicida teve que pagar sua pena diretamente com o próprio Deus (2Cr. 19.1-3)
Não tem como fugir toda ação tem uma reação, toda desobediência, ao final lhe dará prejuízos.
   
    3-  As “Placas de indicação”
Na lei de Trânsito elas esta tem a função de indicar o caminho e locais de interesse, orienta sobre a distância e serviços necessários ao usuário da via, neste caso ela indicou para Josafá o retorno que ele precisava encontrar para voltar ao lugar de paz Jerusalém (2Cr. 19.1)
                     I.        As placas de indicação é o caminho de volta que o Senhor nos apresenta, e a bíblia está cheia delas.
a) A placa da indicação é a palavra de Deus é ela que nos indica o caminho verdadeiro que é Cristo. Jo.5.39-  Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; Jo.14.6- Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

b) A placa de indicação nos aponta par um novo começo, uma nova oportunidade que Cristo nós dá para vivermos novamente debaixo de seus propósitos e de sua vontade. 5 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Ap. 2.5

c) Precisamos entender que mesmo depois de trilhado caminhos errados sempre o Senhor nós dará a chance de recomeçar tudo de novo, através de sua morte que nós trás reconciliação ao pai mas para isso precisamos volta para o lugar de onde nunca deveríamos ter saído. Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, 20 Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, 21 E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, 23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. Hb. 19-23.

Conclusão
Josafá saiu de Jerusalém que significa “Habitação da paz”, e foi para Ramote-Gileade para enfrentar um confronto desnecessário, que trouxe morte e agora deveria enfrentar a ir de Deus como conseqüência de sua má escolha, mas ele voltou para Jerusalém local onde estava quando tomou a má atitude. Assim  também como “Davi e Batseba”, “O filho pródigo”, “Pedro ao negar a Jesus”, e tantos outros que erraram de percurso, mas, deram de cara com a placa da indicação chamada arrependimento e ao vê-la, optaram por deixar seus caminhos de pecado e voltaram-se para o caminho que leva a vida eterna chamado Jesus Cristo.
Talvez você já burlou fiscalizações e Blitz dos seus pais, pastores, e está de carona na estrada da morte e ainda não percebeu, mas da blitz do Senhor ninguém pode fugir,  e hoje Ele esta te apresentando um placa grande e visível o suficiente chamado sangue de Cristo, que purifica pecados.
Arrepende-te e volte, enquanto você não se envolve em um acidente que se não te matar, poderá trazer sérias conseqüências para o resto de sua vida. Que Deus te abençoe. Pense nisto, esta pode ser última placa antes do destino final deste seu trajeto, Aproveite a oportunidade e volte hoje mesmo para o caminho chamado Jesus Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário