MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS

MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS
Aqui Você encontrará o melhor dos artigos evangélicos pra você, sua igreja e para sua família

Para ver nossas promoções, Clique na imagem acima

O nosso site por enquanto está apenas como mostruário.
pedidos somente por telefone ou whatsapp.
Muito obrigado

domingo, 28 de junho de 2015

Quando cessam as oportunidades por Ev. Patrick D. Vale Ribeiro

Texto Base: 
Hb 2.1- 4 e 3.7-15
1 Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. 2 Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, 3 Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; 4 Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade? 7 Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, 8 Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto. 9 Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras. 10 Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos. 11 Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. 12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. 13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; 14 Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. 15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.

Introdução:
         Ola pessoal hoje falaremos sobre algo muito importante que são as oportunidades que a vida nos prepara, mas que infelizmente devido algumas ocupação  a deixamos passar e só percebemos quando já perdemos. Assim como alguém que chega atrasado no ponto de ônibus, não faz a inscrição do concurso ou do vestibular que tanto queria e se arrepende, ou um curso que começou fazer e deixou pelo caminho. Enfim a grande oportunidade que era, mas agora deixou der ser por algum motivo.
         Pois bem acredito que todos nós já passamos por situações bem semelhantes, só que nestas oportunidades mesmo parecendo únicas em nossas vidas elas podem ser resolvidas como voltando outro dia para pegar outro ônibus, fazer outra faculdade ou concurso e assim reescrever uma nova história diante daquela que aparentemente parecia perdida, simplesmente com a atitude de recomeçar.
Transição:
         Mas hoje o texto que lemos acima nos adverte sobre outro tipo de oportunidade, bem mais importante do que a perca do ônibus, do concurso ou de uma faculdade, mas sim a perca da salvação em Cristo Jesus.
Oportunidade esta que o autor fala nos versos um ao quatro do capítulo dois e o verso um do capítulo três. E nos aconselha para estarmos vigilantes e sóbrios com o coração aberto para a conquista de Cristo através da cruz, pois se por ventura não atentarmos para isso e perdemos esta maravilhosa oportunidade de salvação e de entrar no descanso que o Senhor preparou para nós, de maneira nenhuma poderemos tê-la de volta, restando assim o que bíblia chama de morte eterna e veremos isso através do tema da mensagem de hoje que é:

Tema: Quando cessam as oportunidades

1º. Quando deixamos de ouvir e obedecer ao Senhor (1Sm 15.3,9)
...Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o ‘homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos. E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente...”

Como todos sabem o rei Saul após ser recebido com festa quando buscava as jumentas de seu pai que havia se perdido se encontrou com o profeta Samuel e em um banquete tendo ele um lugar de honra entre os convidados foi escolhido e urgindo para reinar sobre o povo de Israel, recebeu sobre ele o Espírito de Deus chegando até profetizar em entre os profetas sendo assim marcado o início de um período curto como rei sobre o povo de Deus  (1Sm 9.1-10.27).
 Pois mesmo tendo em seu currículo uma grande vitória como a que lemos sobre os amonitas em (1Sm 11) que confirmou este reinado diante dos que ainda tinha dúvida sobre o seu potencial de rei, e em um ano também   derribando a guarnição dos filisteus e criando um exercito de três mil homens, MAIS INFELIZMENTE  levado pelas circunstâncias ele começou ter algumas atitudes que o fez  desobedecer a Deus e assim marcar o inicio, o  meio e o fim de sua desgraça como rei, aqui estão três delas:
   
    a)  PRECIPITAÇÃO. A desobedeceu primeiramente apresentando o holocausto a Deus quando isso só era permitido  para um profeta e não para um rei (1Sm 13.1-23)
No versículo 13 mostra claramente que o reinado  de Saul seria confirmado eternamente sobre Israel a exemplo como foi com Davi, mas a sua precipitação em fazer aquilo  que aparentemente seria agradável a Deus, mas na prática foi da maneira errada, o levou a desobedecer os mandamentos de Deus e aquilo que seria eterno acabou tendo uma data de validade que infelizmente seria iminente.
APLICAÇÃO PRÁTICA: “CUIDADO, nem tudo que parece certo é certo, muitas vezes pecamos por olhar muito a situação que nos rodeia e esquecemos-nos de olhar para o Deus que nos chamou. Mesmo cercado por trinta mil problemas Você com Deus é a maioria”.
   
   b)  INTERESSE  PRÓPRIO. Preferiu poupar  o melhor do inimigo, quando o Senhor lhe ordenou que destruísse (1Sm 15. 1-35);
Aqui se percebe que a paciência do Senhor esgotou-se com Saul pois este ainda insistia em querer fazer as coisas certas da maneira errada, Deus se agradava de sacrifícios como Saul queria fazer,mas nunca em detrimento a desobediência a sua ordens pois como o texto diz no verso 22 Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
APLICAÇÃO PRÁTICA:  Amados, quantas vezes estamos também insistindo no mesmo erro, Freqüentamos a igreja, cantamos hinos, ouvimos músicas gospels, devolvemos o dízimo e fazemos tantas coisas que achamos bacana e que supomos que Deus se agrada, mas pecamos na obediência as ordens principais da sua palavra como a Santificação pois a bíblia diz que sem esta é impossível ver a Deus(Hb 12.14), o amor verdadeiro pois este é o caráter de Deus (1Jo 4.8) e outros tão mais importante do que o culto mecânico e religioso que prestamos a Deus? Prezados, cuidado, pois podemos estar entre os que Cristo se referiu em Mt 7.21-23 que diz: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

   
    c)   PERCA DO ESPÍRITO DE DEUS- Como bem sabemos o Espírito de Deus não compartilha com o pecado e por causa disse não pode mais permanecer com Saul pois ele mesmo sendo rei e ungido um “crente”, estava com seu coração desviado do Senhor (1Sm 16.14).
a.   Devido isso acontecem as seguintes conseqüências.
      i.    Um espírito maligno se apodera de sua  vida;
    ii.    Seu coração é tomado por ciúmes de seu mais fiel servo Davi (1Sm 18.8-9);
  iii.    Matou os profetas do Senhor por não contarem onde Davi estava  (1Sm 22.6-19);
  iv.    Fez consultar uma médio em uma sessão espírita (1Sm. 28 1-25);
    v.    O fez suicidar o ver seu filho Jônatas morrer em combate (1Sm 31.4-6).
APLICAÇÃO PRÁTICA: O Espírito Santo de Deus é o principal elemento que precisamos pra conseguir fazer a obra que o Senhor deseja. É Ele que nos habilita em nossos dons e ministério, nos ungindo com poder pra operar milagres, testemunhar sua palavra, e fazer diferença em meio um geração pecaminosa e tão distante do Senhor. Uma vez perdendo esta presença, realmente perdemos o sentido e a razão da vida.  Paulo diz  E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção  Ef.4.30. Não podemospeder aquilo que já recebemos no Senhor assim como o apóstolo João diz . Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho 1Jo 1.8-9.

2º. Quando soar a última Trombeta, (o arrebatamento da igreja)
1Co 15.52
“...Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados...”

Crer no arrebatamento da igreja  é acreditar que o mesmo Jesus que fez tantos milagres no passado é poderoso para cumprir suas promessas em relação a sua igreja nos dias de hoje. Pois Ele mesmo prometera no evangelho de João 14.1-3 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. 3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Promessa esta que esta próxima de se cumprir em nossas vidas e muitos não acreditaram e nem ainda acredita, mas é real vemos na bíblia sagrada algumas referencias de fatos que servem como exemplo:

a)  Será também como nos dias de Noé (Mt 24.37,39); 37 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. 38 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, 39 E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.

b)  Será também como as dez virgens (Mt 25.11,13); 10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 11 E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. 12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

APLICAÇÃO PRÁTICA: Diante desta realidade  como você esta se preparando para se encontrar com Cristo? É preciso entender que o tempo estar correndo e a volta do senhor estar cada vez mais próxima e necessitamos esta atentos para isso. Quando lemos a palavra de Deus  percebemos que os sinais já estão por toda parte.
         Por isso queridos veja o que o apostolo Paulo diz em sua carta E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.
         E você a quanto tempo aceito a Cristo? Acorda, Jesus esta voltando cuidado para não ficar pra trás!

3º. Quando soar a morte nos visitar Ec. 9.5
 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.

         Hoje talvez a pergunta mais fácil para você responder seria. Quer morrer agora? Acredito que a maioria esmagadora ou todos responderão Não. Porém é fato que mais cedo ou mais tarde isso acontecerá com você e não terá como fugir desta realidade.
Falamos no tópico anterior que Cristo virá, mas não podemos nos esquecer que nos poderemos ir primeiro, agora ou mais tarde ou daqui alguns meses, mas é fato que um dia partiremos deste mundo. Mas muitos estão tão preocupados com as coisas desta vida que não se preparam para este momento que chega sem avisar, sem hora marcada, sem aviso prévio, sem idade ou condições padrões, pode ser novo ou velho, acidente ou prevenido. Ela chegará e não terá como fugir.
Veja a pergunta no verso 20 que o Senhor faz ao o homem insensato do texto de Lc. 12.13-21; será que ele estava preparado? Ou vida do rico e do lázaro em Lc 16.19-31, será que as posses, riquezas ou as coisas que acumulamos no decorrer da vida poderá nos livrar da morte? É claro que não.

APLICAÇÃO PRÁTICA: Amados não caia na besteira de viverem pensando apenas nas coisas fáceis e prazerosas desta vida, e se esquecerem de preservar sua vida em santidade para o Senhor. Pois tudo isso um dia vai passar, acabará mas o Senhor é eterno.
Sua beleza física se acabará, suas forças desfaleceram,  suas riquezas um dia você não a terá, e que vai restar? Apenas uma alma para prestar consta ao senhor de todas as suas obras praticadas, veja o que a bíblia diz:
Ec 11.8-9  Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade.  Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.
Ec 12.1-  Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;
Não perca tempo faça como o ladrão que fora crucificado com Cristo que se arrependeu a tempo e fora salvo por Cristo do inferno e da morte eterna Lc 23.42-43 E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
Hoje Cristo te diz Lc 12.20: Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

Conclusão:
Meu caro leitor eu não sei quantas vezes você já ouviu ou leu a apalavra de Deus, ou quantas oportunidades você já teve de ter uma vida de santidade, temor e reverência ao nome do Deus vivo, o certo é que hoje ele esta te dano mais uma, e  você não pode de maneira nenhuma desperdiçá-la, pois não sabemos o momento  que partiremos desse mundo ou que Jesus Cristo virá a ele para nos buscar.

E é necessário estamos preparados para isso. Cristo te convida a recebê-lo como seu salvador e assim iniciar este processo de preparação, e se caso você já o recebeu e estar como Saul desviado é tempo de voltar antes que seja tarde de mais, pois o Senhor estar pronto pra te perdoar e mudar o quadro da sua história. Deus te abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário