MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS

MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS
Aqui Você encontrará o melhor dos artigos evangélicos pra você, sua igreja e para sua família

Para ver nossas promoções, Clique na imagem acima

O nosso site por enquanto está apenas como mostruário.
pedidos somente por telefone ou whatsapp.
Muito obrigado

sábado, 6 de junho de 2015

UMA MENSAGEM PARA O DIA DO PASTOR por Ev. Patrick D.V Ribeiro; Cristo um pastor por Excelência

Cristo um pastor por Excelência
UMA MENSAGEM PARA O DIA DO PASTOR
“pastoreai o rebanho de Deus que está sob vosso cuidado, não por constrangimento, mas voluntariamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade”. 1Pe 5.2

Texto Base Jo.10.1-18
Introdução
         Prezados pastores, colegas de ministério, homens e mulheres de Deus que receberam o chamado Dele para esta grande e maravilhosa missão de pastorear o rebanho do Senhor, esta madrugada o Senhor me despertou para poder lhes escrever esta mensagem que creio que abençoará sua vida e seu ministério, pois amanhã dia 06 de junho de 2015 é comemorado o dia do pastor evangélico e sei que muitas homenagens serão feitas, a vocês e que certeza estarão sim cumprindo a palavra do Senhor quando diz par honramos os nossos pastores.
         Mas também é um dia de reflexão para nós, para podermos identificar em nossos ministérios aquilo que de fato precisa ser preservado e que tem sido benção, para nosso rebanho, mas também perceber o que tem sido maldição, ou no mínimo tem manchado a nossa carreira e que não temos percebido devido tantas preocupações que temos no dia a dia.
         Meu objetivo neste pequeno texto é trazer uma palavra de Deus para seu coração e que junto possamos nos edificar em amor através da palavra do Senhor e transmitir aquilo que o Senhor falou ao meu nesta madrugada de Sábado no evangelho de Jo 10.1-18, texto que com certeza todos você já leram, e teve grande momentos de iluminação da parte de Deus, mas para este dia convido-o meditarmos juntos naquilo que o  Senhor o nosso pastor por excelência tem para nos mostrar através de seu exemplo para que sejamos melhore ministros do Senhor  e Servi a Ele e ao seu rebanho de maneira eficiente e abençoadora.
       Então bem-vindo ao tema de hoje Cristo, um pastor por Excelência, aprendendo a ser pastor com o grande pastor. Vamos tirar exemplos do seu ministério para aplicarmos no nosso.

1.  Ele pastoreia quem se deixar ser pastoreado (Vs.1-2);
1 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.2 Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

a.   Cristo não é invasivo, só entra onde é autorizado entrar e pastoreia somente que se deixa pastorear.
Às vezes a maior dificuldade de um pastor é pastorear pessoas que não se deixa ser pastoreada, acredito que qualquer pastor a de entender o que estou dizendo, pois vemos em alguns momentos pessoas sofrendo conseqüências devido atitudes e decisões tomadas por elas de forma erradas e nós como pastores sofremos juntos por vê-las assim, mas que em nenhum momento se permitem a parar para buscar uma orientação um auxilio ao seu pastor e quando procuram o faz depois que esta toda destruída e arruinadas, e outros nem assim o faz.
Jesus o supremo pastor passou por isso quando exprimiu a sua  preocupação e lamento com a situação de Jerusalém usando  outra figura de linguagem, mas com o mesmo sentimento de pastor Ele diz em MT 23.37  Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!
É por isso que ele disse em apocalipse para a igreja de Laodicéia, que pensava que o tinha como pastor, mas estava longe disso, assim como tem crente que pensam que o tem, mas que também estão longe de tê-lo, pois até então não se permitiram ser pastoreados por não abrirem a porta de suas vidas,nem para o supremo pastor e nem par o seu pastor (Ap 3.20) Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Como está a porta da sua?

2.  Embora sejamos muitas ovelhas, Ele nós conhece e nos atende individualmente (v.3);
O sentimento de exclusividade é o tempero que deixa qualquer relacionamento mais gostoso e atrativo e Cristo sabe a medida certa para isso, pois entende o quanto é bom e quanto faz bem este sentimento.
E Ele não faz isso no contexto de dar mais atenção uns do que outros, ou valorizando uns mais do que outros, mas é quando você esta perto daquela ovelha se entregar exclusivamente a ela, saber identificar suas inquietações e necessidades e atendê-las nestas sem a preocupação de programas com outras ovelhas naquele momento, pois o importante não é o tempo que se passa com as ovelhas, mas a qualidade empreendida neste,
CUIDADO! Aqui cabe uma observação: As vezes temos a tendência de passa mais tempo com aqueles que desenvolve uma identificação maior criando as vezes ate grupos e subgrupos dentro das igrejas e desenvolvendo um desequilíbrio de assistência, gerando em alguns casos “ciúme, e falácia que poderiam ser muito bem evitados”. Precisamos ser prudentes e atender a todos de forma igualitária não são todos os discípulos que tem a mente transformada dentro da igreja.

3.  Ele é o guia que nos leva para fora, pois sua voz é a bússola que nos orienta quando estamos perdidos (v.4);
Quantas vezes alguém já te falou isso: ”Pastor estou com um problema e não sei o que eu faço, vim aqui para pedir uma orientação”. Ao contrário daqueles que não se deixam pastorear haverá também aqueles que dependem, e sentem a necessidade de consultar o seu pastor e tudo que irá fazer, pedem oração, opinião e até a direção para suas vidas.
E nós como pastores do rebanho do Senhor precisamos estar alinhados com a palavra do supremo pastor chamado Jesus Cristo para orientá-los segundo os propósitos de Deus revelados na sua palavra.
É necessário entender que temos uma responsabilidade muito grande em nossas mãos quando alguma ovelha nos procura para uma aconselhamento,pois podemos contribuir para o sucesso desta, ou até mesmo para a derrota da mesma, por isso no aconselhamento não existe espaço para “achismos” sem fundamentos, é necessário ter certeza do que diz para que não coloque em risco a instabilidade espiritual de sua ovelha olha o que diz a palavra em Jeremias 3.15 E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência. Será que nós temos utilizados nossas múltiplas inteligências de maneira eficiente?

4.  Ele é a nossa proteção, salvação e abundância (v.7-10);
Olha o que o profeta Isaias 40.11 nos ensina sobre o cuidado e proteção de nosso pastor. “Como bom pastor ele cuida do seu rebanho. Nos próprios braços ajunta os cordeirinhos e os conduz no colo; guia com todo cuidado as ovelhas que amamentam suas crias”.

a)   PROTEÇÃO- Os versos 7 e 8 demonstra através da figura de linguagem a proteção de Jesus para com suas ovelhas no curral contra os usurpadores, os falsos profetas da época do AT e os falsos messias mais recentes. Entrar e sair no aprisco através de Jesus é uma ação salvadora e fornece vida e provisão abundantes das ovelhas.

b)   SALVAÇÃO- Entrar e sair descrito no verso 9 não significa uma pessoa que pode vacilar em seu relação em estar com Cristo em um momento e em outro não. O quadro demonstra proteção e segurança em Cristo como a porta para as entradas e saídas diárias das ovelhas, diante dos mercenários que só visam seus próprios interesses.

c)   ABUNDÂNCIA- Não podemos distorcer a verdade do verso 10, pois muitos o fazem resumindo vida em abundância somente ao contexto da prosperidade financeira ou outras relacionadas a coisas deste mundo, mas na realidade o foco de Cristo sempre foi e sempre será a abundância que somente a vida eterna em Cristo na sua glória vindoura pode nos proporcionar, pois o que mais de valioso e precioso satanás vai querer de nós? Se não querer impedir nossa salvação? Observem a seqüência da fala de Cristo:

              O diabo veio para ROUBAR ele pode roubar seu dinheiro, seus bens materiais  e outras coisas deste mundo, MATAR, de fato ele quer matar o nosso corpo físico, DESTRUIR, ele quer ir além do matar o corpo, quer contribuir para destruição da nossa alma. Cristo diz em MT 10.28 28 E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Ele não tem poder de destruir a alma, pois somente o pai pode fazê-lo, mas ele pode nos tentar para que desviemos do caminho e morrer sem Deus e trazer assim DESTRUIÇÃO eterna.

5.  Ele deu a vida por suas ovelhas (v.11-13);
É necessário fazermos algumas ponderações sobre dar a vida pelas ovelhas.
a)  Pastores não é necessário morrer pela igreja ou por suas ovelhas Cristo já o fez por nós.
E bom ler este verso onde o próprio Jesus diz Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas porque aqui Ele deixa claro o preço de sangue e de morte já foi pago por Ele na cruz e que não precisamos “nos matar” pela igreja, pois Cristo já assim o fez por nós, em At20.28 diz  tende cuidado de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos estabeleceu como epíscopos para pastoreardes a Igreja de Deus, que Ele comprou com o sangue do seu Filho Unigênito. Primeiro cuide de você pastor de sua saúde física e mental para depois cuidar do rebanho do Senhor. Quantos pastores tem se entregado ao cuidado do seu rebanho de maneira tão exposta, que tem levado muitos sofrerem enfermidades como Síndrome de Burnout que é um distúrbio psquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional Segundo especialista ela se desenvolve em 12 estágios:
          
        I. Necessidade de se afirmar ou provar ser sempre capaz
           II. Dedicação intensificada - com predominância da necessidade de fazer tudo sozinho e a qualquer hora do dia (imediatismo);
         III. Descaso com as necessidades pessoais - comer, dormir, sair com os amigos começam a perder o sentido;
        IV. Recalque de conflitos - o portador percebe que algo não vai bem, mas não enfrenta o problema. É quando ocorrem as manifestações físicas;
          V. Reinterpretação dos valores - isolamento, fuga dos conflitos. O que antes tinha valor sofre desvalorização: lazer, casa, amigos, e a única medida da auto-estima é o trabalho;
        VI. Negação de problemas - nessa fase os outros são completamente desvalorizados, tidos como incapazes ou com desempenho abaixo do seu. Os contatos sociais são repelidos, cinismo e agressão são os sinais mais evidentes;
       VII. Recolhimento e aversão a reuniões (anti-socialização);
     VIII. Mudanças evidentes de comportamento (dificuldade de aceitar certas brincadeiras com bom senso e bom humor);
        IX. Despersonalização (evitar o diálogo e dar prioridade aos e-mails, mensagens, recados etc);
          X. Vazio interior e sensação de que tudo é complicado, difícil e desgastante;
        XI. Depressão - marcas de indiferença, desesperança, exaustão. A vida perde o sentido;
E, finalmente o nível XII, a síndrome do esgotamento profissional propriamente dita, que corresponde ao colapso físico e mental. Esse estágio é considerado de emergência e a ajuda médica e psicológica uma urgência.
Pastores cuidem-se de sua saúde Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1Co 6,.19), e se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo (1Co 3.17). Os desgastes do ministério podem ser uma ferrugem que com tempo poder corroer a saúde do templo de Deus que são suas vidas. E não venham me falar que não temos pastores no nível XII do esgotamento, se nunca ouviram compartilhe comigo.

b)  As três classes que precisamos combater com vida se possível pela defesa da saúde espiritual das ovelhas em nossa responsabilidade.
Diante do contexto religioso que estamos vivenciando é notória a quantidade de pessoas que se tornam líderes de igrejas e ministérios sem realmente terem recebido o chamado e a confirmação de Deus para tal.

1ª  Classe- Boa intenção e Mas ação. Alguns tem até boa intenção, mas não tem a direção de Deus para a ação, e acabam dividindo ministérios, fundando novas denominações edificadas em areias e trazendo mal testemunhos para o reino;

2ª Classe- Tem Direção mas não tem ação. outros até que recebem a orientação mas por algum motivo não as colocaram em ação e etes são mercenários, que buscam seus próprios interesses com diz Jesus Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
Estes só querem as ovelhas para conquistar através delas status, fama, poder, riqueza, mas quando as adversidades chegam às abandonam e não querem mais saber.

3ª Classe- Não tem direção, perdeu a visão e que gera divisão. A essa classe devemos nos entregar ao máximo para defender as ovelhas sob nossa responsabilidade que são a classe dos Rebeldes e das falsas doutrinas, estes são perigos, pois são como um câncer que vai corroendo por dentro e que se não for identificado e tratado logo no início pode trazer grande mortes e prejuízos no meio do rebanho e do seu ministério.

6.  Seu relacionamento com o pai era modelo de seu relacionamento com suas ovelhas (Vs.14-15);
Segundo as mesmas palavras de Cristo, este modelo era de transparência, confidência e confiança havia entre eles um nível de intimidade que os deixavam a vontade para conversar sobre necessidades, anseio e vontade, de maneira espiritual e aberta na mesma linguagem.
Vemos isso em alguns trechos da bíblia:         No seu batismo Mt 3.16-17; na ressurreição de Lázaro Jo 11.41-42; no Getsêmani em sua oração Sacerdotal Jo caps.17- 18.
A relação pastor ovelha segundo exemplo de Cristo e o seu pai precisa transitar entre a transparência, confiança e o respeito, sendo estes identificados como intimidade de pai e filhos. Pois Paulo diz em Rm 8.15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.

7.  Sua visão pastoral ia além do seu aprisco, Ele sempre resgata a ovelha perdida (Vs.16-17);
Mesmo sabendo que o trabalho do pastor em relação ao aprisco é fundamental, precisa cuidar da alimentação para o rebanho, limpeza do ambiente, este precisa esta livre de qualquer sujeira para que o Espírito de Deus possa transitar com liberdade, tosquiar as ovelhas no tempo certo, e da maneira certa para que na próxima possam dar mais lã, mas importante entender que no aprisco do Senhor sempre  haverá espaço para as demais ovelhas que tínhamos e que estão perdidas e outras que nunca foram encontradas.
E ai precisa entrar o papel do pastor que sai do aprisco o “templo” e vai procura sem medo de enfrentar espinhos, ladrões, ursos, leões e assim como Davi ea parábola das cem ovelhas. Ser o pastor que regata pois em Miqueias 7.14 diz Pastoreia, pois, o teu povo com o teu cajado; o rebanho da tua herança que vive à parte numa floresta, qual será a floresta que você precisa sair hoje a procura de suas ovelhas perdidas? Elas só serão resgatadas, quando desligarmos mis um pouco da preocupação da ornamentação, do crescimento da estrutura física, das coisas superficiais que nos envolve no aprisco e preocuparmos mais com as ovelhas que estão nos montes e nos vales cheias de espinhos esperando alguém que as resgate. E, se isto não ouvirdes, a minha alma chorará em lugares ocultos, por causa da vossa soberba; e amargamente chorarão os meus olhos, e se desfarão em lágrimas, porquanto o rebanho do SENHOR foi levado cativo. Levantai os vossos olhos, e vede os que vêm do norte; onde está o rebanho que se te deu, o rebanho da tua glória? Jr. 13.17;20

Conclusão
    Espero que esta pequena mensagem possa ter te abençoado, trago ao seu coração alento e despertamento para alguma área de sua vida que precisava ser tocada pelas mãos poderosas de Cristo, sei que posso estar falando para líderes bem mais experientes de igrejas, mais aprofundados teologicamente, mas uma coisa sei, o Senhor  não te fez parar para ler isto se você não tivesse uma necessidade para tal.

Que Deus te abençoe e conto com a intercessão e oração de Todos fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário