MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS

MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS
Aqui Você encontrará o melhor dos artigos evangélicos pra você, sua igreja e para sua família

Para ver nossas promoções, Clique na imagem acima

O nosso site por enquanto está apenas como mostruário.
pedidos somente por telefone ou whatsapp.
Muito obrigado

domingo, 23 de agosto de 2015

Santidade a Tendência que nunca sai de Moda Cl 3.5-11 Por Ev. Patrick D. Vale Ribeiro



        Introdução

      Até hoje em muitas denominações evangélicas falar sobre vestes tem sido um tabu, pois muitos ainda estão arraigados na visão discriminatória entre vestes masculinas e vestes femininas em que o primeiro se restringe a roupas social excluindo o uso de shorts ou coisas do gênero e em relação às mulheres condenam as causas e impõem   a visão de que elas só podem utilizar saias longas como já sabemos da velha história do uses e costumes.
         Bem, sabemos que este tipo de discussão é vasto e que quando nos enredamos por ele acabamos não chegando a lugar algum, porém é válido para trazer a reflexão de que estilo de roupas realmente Deus se agrada! Quais as indumentárias que precisamos usar para chamarmos a atenção do Senhor nosso Deus.
         Pois assim como um jovem quando tem intenção de chamar atenção de alguém que ama uma das coisas que ele ou ela mais se preocupa é como está sua aparência diante do seu amado, preocupação esta que precisamos ter quando vamos nos encontrar com o Senhor o nosso grande e precioso Noivo.
         A bíblia é cheia de textos que nos mostra a necessidades de atavios adequados para entrarmos a presença do Senhor e são estes que nos norteará hoje para o grande armário do Senhor onde as mais lindas peças de roupas nos aguardam para que fiquemos impecáveis para o encontro com o Noivo. E o  indispensável é a veste da Santidade, pois sem ela ninguém verá o Senhor.
        Em nosso texto base o apostolo Paulo utiliza alguns verbos relacionados a este vestuário que precisam ser observados minuciosamente.

   
1)  Fazer morrer v.5 (Pecados da satisfação Sensual)


Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria

Gostei Meire Cristiane postou outro dia em seu blog sobre afeição desordenada.
“Ora, essa afeição desordenada pode manifestar seu exagero de três formas:

I.            Quando se busca o prestígio social mediante um modo refinado de vestir-se e de enfeitar-se.

        Por isso, diz Gregório: ‘Julgam alguns que não é pecado usar um vestuário fino e precioso. Mas se não o fosse, jamais a palavra de Deus teria dito que o rico, atormentado no inferno, estivera vestido de linho fino e de púrpura, pois ninguém traja roupa preciosa, isto é, superior à sua condição, senão por vanglória’.
19 Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. 20 Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; 21 E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. 22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. 23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
Lc 16.19-23

II.          Quando se buscam os prazeres do corpo, vendo na roupa um atrativo para tais prazeres.
13 Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para prazeres carnais. Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis. Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!

Gálatas 5: 16-17,19-21

III.        Quando se preocupa exageradamente com a roupa, ainda que não interfira nenhuma finalidade má.

Observem as advertências dos apóstolos Paulo e Pedro.
9 Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, 10 Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
1Tm 2.9-10
3 O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; 4 Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. 5 porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
1Pe 3.3-5
         A essa tríplice desordem Andrônico uns dos apostolo citados pelo apostolo Paulo em Romanos 16:7 opunha três virtudes relacionadas com a apresentação externa (o estereótipo).

a)    Aprender viver uma verdadeira humildade, que exclui a busca da glória e, segundo ele, ‘não se excede em gastos e enfeites’.

  ü O maior dos profetas se vestiu de Pelos de camelo e se alimentava de mel silvestre
4 E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.
Mt 3.4
  ü O maior dos reis que já existiu entrou nasceu em uma manjedoura e foi carregado em um jumentinho.
6 E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara, 7 Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima.  Mt 21.6-7
b)   Precisamos nos contentar com o suficiente
Ter o hábito de se satisfazer com o necessário e que determina o que é conveniente para se viver’, de acordo com a palavra do Apóstolo Paulo
11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. 12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. 13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Fl.4.11-13

c)    Por fim, tem-se a simplicidade,
Esta exclui a preocupação exagerada com essas coisas, e que ele define como ‘o hábito pelo qual nos contentamos com o que nos é dado’.[1] 

Paulo já se preocupava com isto em relação a igreja de Corinto
3 Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simoplicidade que há em Cristo.
1Co.11.3

2)  Despojai ou Despir-se de todo mal comportamento e da fala (Tirai a roupa) v. 8

8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.

        Paulo neste versículo nos orienta a retira a roupa do mal comportamento e dos palavrões que saem da nossa boca pois estas atitudes nos assim com as demais nos afastam de Deus tem em si mesmas algumas conseqüências sérias como:

·        Acumula ira de Deus para no dia do juízo (Rm 2.5-6,8-9)
Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; 6 O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:8 Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; 9 Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego;

·        Levam os ímpios a blasfemarem contra Deus (Rm 2.21-24)
 21 Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?  22 Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio? 23 Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? 24 Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós.

·        Deus é justo e julgará a todos por meio do evangelho (Rm 2.16)
16 No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.

3)  Revestir-se (Vestir uma nova roupa) Ter uma nova mentalidade (v.10)

E vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento de Deus Segundo a imagem daquele que o criou.
       
        O apostolo Paulo sempre nos trás a temática da nova maneira de pensar e de ver as coisas após a nossa conversão, pois para ele enquanto estávamos  no mundo estávamos cegos pela natureza corrupta do homem, mas ao encontrar com o evangelho temos a visão  restaurada e juntamente com ela começamos aperceber aquilo que antes não percebíamos. Veja alguns destes textos.

·        O Diabo cegou o ímpio para que não veja a obra de Cristo
2 Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. 3 Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. 4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
2Co.4.4

·        Porém para aqueles que a luz brilhou faz-se necessário a mudança radical de sua mentalidade.
1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Rm 12 1-2

·        Precisamos nos revestir de uma postura verdadeiramente Cristã (Cl 3.12-17)
Rejeite, afaste-se e recuse a praticar qualquer forma de injustiça (v.12-13
12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;  13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. 14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. 15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
Aprenda a se preocupar mais com seu relacionamento com Deus e com  a palavra do que consigo mesmo 16-17
16 A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. 17 E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Cl 3 12-17
         Concluindo meus amados sabemos que a cada dia somos tentados a acompanhar as tendências que o mundo oferece nas mais diversas áreas da vida, por isso mesmo não podemos esquecer que a renúncia é diária é a todo tempo, por isso não esquecemos do que Tiago o irmão de Jesus nos ensina  Tg 4.4  ...não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Por isso a melhor Tendência que você possa seguir é aquela que nunca saiu de moda, a palavra. Por isso não saia dela. Fique na paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário