MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS

MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS
Aqui Você encontrará o melhor dos artigos evangélicos pra você, sua igreja e para sua família

Para ver nossas promoções, Clique na imagem acima

O nosso site por enquanto está apenas como mostruário.
pedidos somente por telefone ou whatsapp.
Muito obrigado

sexta-feira, 21 de agosto de 2015


Encontrando a Escolha de Deus

Gn.24.67
67 E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.


Introdução
         Toda história de amor para ser bem sucedida depende diretamente de conseqüências de fatos que são cruciais para que possa ela sobreviver ao processo do tempo. O exemplo da história de Isaque e Rebeca é um referencial claro desse processo que acontece antes mesmo do casamento através de uma postura de total servidão a Deus ao nos ensinara hoje através do tema Encontrando a escolhida de Deus.
         O texto de Genesis 24 é um é referencial de como deve ser o processo de como encontrar uma pessoa ideal para se casar, vemos a preocupação de um pai que já estava bastante idoso e como um homem fiel aos costumes da época resolve encontrar uma esposa para seu filho que pela qual estava chegando aos 40 anos de idade e ainda não havia se casado.
         Para isso envia seu servo a sua terra natal com a missão de encontrar uma moça que serviria de esposa para seu filho Isaque e neste processo aprendemos alguns princípios cruciais que se deve seguir em relação a como encontrar uma pessoa que será o escolhido ou a escolhida de Deus para me fazer feliz.
         Neste caso a pessoa que Deus enviou para fazer de Isaque feliz foi Rebeca cujo nome significa “FASCINAR OU ENVOLVER” acredita-se que seu significado refere-se a sua beleza, mas também pelo trabalho e sensibilidade ante a necessidade alheia como veremos a seguir.
         Vemos que ao escolher uma esposa para o filho de seu senhor o servo de Abraão nos oferece subsídios que devem ser levados em contas para encontrar um esposo ou esposa segundo o coração de Deus.

1.  Pacto de fidelidade com seu Senhor (24.2-3)
2 E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa, 3 Para que eu te faça jurar pelo SENHOR Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito.
·        Percebemos que o Servo de Abraão antes de partir para busca fez uma aliança com ele de não buscar alguém que não fosse parente de Abraão.
·        Isso nos refere que antes de termos ou fazermos uma aliança com um cônjuge, precisamos fazer e honrar nossa aliança como Senhor.
·        Tanto o rapaz como a moça precisam estar alinhados com Deus,  para que essa possa conduzi-los a uma aliança mútua.

2.  Escolha cautelosa (24.5-6);
5 E disse-lhe o servo: Se porventura não quiser seguir-me a mulher a esta terra, farei, pois, tornar o teu filho à terra donde saíste? 6 E Abraão lhe disse: Cautela! que não faças lá tornar o meu filho.
·       Não adianta termos pacto, se não houver cautela
·       A cautela não nos deixa ser levados pela vaidade de nosso coração.Veja alguns texto em Provébios
(Pv. 19. 21) Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá. (Pv. 16. 1-3). O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito.  Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.
  3.  Fé (24.7)
7 O SENHOR Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra; ele enviará o seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho.
·        Existem muitos momentos do relacionamento em que as coisas só irão dar certo através da fé.
·        As palavras do Servo eram de dúvida no cumprimento de sua missão, porém Abraão o motivou a crer na promessa que o Senhor o havia feito.

  4.  Procura no lugar certo (24.10-11)
10 E o servo tomou dez camelos, dos camelos do seu senhor, e partiu, pois que todos os bens de seu senhor estavam em sua mão, e levantou-se e partiu para Mesopotâmia, para a cidade de Naor. 11 E fez ajoelhar os camelos fora da cidade, junto a um poço de água, pela tarde, ao tempo que as moças saíam a tirar água.
·        A estratégia do servo de Abraão fora ficar junto ao poço, pois era lá que as moças iam buscar água para o afazeres de casa.
·        Ninguém encontrar o rapaz ou uma moça de Deus no buteco, no baile funk ou em qualquer outro lugar de perdição e sim na casa do pai buscando a água da vida chamado Jesus Cristo.

  5.  Oração (24.12-14).
12 E disse: O SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu senhor Abraão! 13 Eis que eu estou em pé junto à fonte de água e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água; 14 Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o seu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor.

·        Todo Cristão sabe que nenhuma decisão por mais simples que seja deve ser tomada sem oração e principalmente sem a confirmação do Senhor.
·        É na oração que o Senhor revelará o propósito do seu coração em nossos corações.

  6.  Confirmação da oração (24.15-16)
15 E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o seu ombro. 16 E a donzela era mui formosa à vista, virgem, a quem homem não havia conhecido; e desceu à fonte, e encheu o seu cântaro e subiu. 17 Então o servo correu-lhe ao encontro, e disse: Peço-te, deixa-me beber um pouco de água do teu cântaro. 18 E ela disse: Bebe, meu senhor. E apressou-se e abaixou o seu cântaro sobre a sua mão e deu-lhe de beber. 19 E, acabando ela de lhe dar de beber, disse: Tirarei também água para os teus camelos, até que acabem de beber. 20 E apressou-se, e despejou o seu cântaro no bebedouro, e correu outra vez ao poço para tirar água, e tirou para todos os seus camelos.
·        Mais do que orar precisamos agir somente através da confirmação do Senhor
·        Deus nuca nos deixará sem respostas, mesmo que aparentemente demore Ele sempre agira na hora certa.
2 Pe 3.9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia, mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam...

  7.  Observação (24.21)
21 E o homem a observava, calando, para saber se o SENHOR havia prosperado a sua jornada ou não.
·        Antes de falar quaisquer coisa para Rebeca, o servo somente a observava
o   A disposição em servi-lo;
o   A disposição de dar água a 10 camelos (cada camelo bebe cerca de 120 Lts de água) se multiplicado ela pegou aproximadamente 1.200 Lts de água.
o   Podemos inferir que Rebeca além de formosa era prestativa e trabalhadora.
o   As pulseiras de ouro recebida foi a recompensa pelo trabalho (v.22).

  8.  Aprovação familiar (24.28-31)
28 E a donzela correu, e fez saber estas coisas na casa de sua mãe. 29 E Rebeca tinha um irmão cujo nome era Labão, o qual correu ao encontro daquele homem até a fonte. 30 E aconteceu que, quando ele viu o pendente, e as pulseiras sobre as mãos de sua irmã, e quando ouviu as palavras de sua irmã Rebeca, que dizia: Assim me falou aquele homem; foi ter com o homem, que estava em pé junto aos camelos, à fonte, 31 E disse: Entra, bendito do SENHOR; por que estás fora? pois eu já preparei a casa, e o lugar para os camelos. 32 Então veio aquele homem à casa, e desataram os camelos, e deram palha e pasto aos camelos, e água para lavar os pés dele, e os pés dos homens que estavam com ele.
·       Ninguém te valorizara se primeiramente não valorizar sua família.
·       Para que a nova família constituída seja uma benção, o vínculo final com a velha precisa ser deixado em honra e debaixo da benção.

   9.  Aprovação de Deus (24.50-52)
50 Então responderam Labão e Betuel, e disseram: Do SENHOR procedeu este negócio; não podemos falar-te mal ou bem. 51 Eis que Rebeca está diante da tua face; toma-a, e vai-te; seja a mulher do filho de teu senhor, como tem dito o SENHOR. 52 E aconteceu que, o servo de Abraão, ouvindo as suas palavras, inclinou-se à terra diante do SENHOR.
·        Benção da família sem benção de Deus é sinônimo de frustração e de divórcio;
·        A aprovação de Deus  precisa ser o ponto final para aceitação dos Cõnjuges.

  10.              Aceitação dos cônjuges
·        Da noiva (24.57-61)
57 E disseram: Chamemos a donzela, e perguntemos-lho. 58 E chamaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irás tu com este homem? Ela respondeu: Irei. 59 Então despediram a Rebeca, sua irmã, e sua ama, e o servo de Abraão, e seus homens. 60 E abençoaram a Rebeca, e disseram-lhe: O nossa irmã, sê tu a mãe de milhares de milhares, e que a tua descendência possua a porta de seus aborrecedores! 61 E Rebeca se levantou com as suas moças, e subiram sobre os camelos, e seguiram o homem; e tomou aquele servo a Rebeca, e partiu.
·        Do Noivo (24.62-67)
Ora, Isaque vinha de onde se vem do poço de Beer-Laai-Rói; porque habitava na terra do sul. 63 E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham. 64 Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo. 65 E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu senhor. Então tomou ela o véu e cobriu-se. 66 E o servo contou a Isaque todas as coisas que fizera. 67 E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.
·       Aceitação dos novos desafios;
·       Aceitação das diferenças que envolve um casal;
·       Aceitação da presença de Deus no relacionamento.

Conclusão

        Amados em tempos onde o assunto casamento e divórcio tem sido tratado tão levianamente faz - se necessário meditarmos muito nas palavras de Cristo em relação ao homem que planeja construir uma torre veja em Lc14.28-30 Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. Ele nos coloca em relação casamento a necessidade de analisar antes de assumir um relacionamento a necessidade da avaliação e do planejamento nos moldes do que foi apresentado acima para que não incorramos e assumi-lo e depois não darmos conta de levá-lo até o fim.
         Pois muitos ao ignorar os princípios apontados neste pequeno estudo sofrem com relacionamentos quebrados, casamento em guerra ou até mesmo o divórcio.
         Deus quer eu seu futuro casamento seja uma benção, mas depende mais de você hoje do que Dele amanhã então faça sua parte siga a palavra de Deus que lhe foi apresentado, e não se esqueça um casamento abençoado começa no namoro, assim também como um casamento destruído.

         Que Deus te abençoe e espero que tenha contribuído para ajudá-lo neste momento tão especial. Fique na paz de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário