MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS

MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS
Aqui Você encontrará o melhor dos artigos evangélicos pra você, sua igreja e para sua família

Para ver nossas promoções, Clique na imagem acima

O nosso site por enquanto está apenas como mostruário.
pedidos somente por telefone ou whatsapp.
Muito obrigado

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Como Lidar com os “abafadores” de ânimo? Por Ev. Patrick D. Vale Ribeiro

Texto: Js 1.1-9

Introdução:
         Prezados irmãos em nossa caminhada precisamos entender que por mais que busquemos ao Senhor e temos a certeza de que Ele está conosco sabemos que é inevitável que não passemos por pressões psicológicas tanto internas como externas que muitas vezes acabara desencadeando em nos momentos de desânimos que se não tratados podem ser verdadeiros destruidores de sonhos.
         Para entender isso melhor podemos tomar por exemplo a chama de uma vela quando abafada com um copo a tendência normal é que ela se apague em poucos segundos, porque lhe faltou o alimento do fogo que é o oxigênio. Conosco a conseqüência é a mesma pois também somos movidos por um combustíveis poderosos sendo um deles o ânimo e se em algum momento ele for abafado com certeza nossa luz se apagará, entramos em um estado de conformismo cujo principais resultados são depressões, tristezas, abatimento, isolamento e outros sintomas que só nos levam para baixo.
         Mas o que de fato é o desanimado? Como lemos ela quer dizer “des-animado”. É como se a pessoa estivesse sem vida, ou sem alma pois  a alma se apagou. A palavra desanimar vem da negação de “animare”, que significa dar alma ou a vida ficar sem coragem ou sem entusiasmo.
        
Transição:
         Bem, foi desta maneira; em meio ao desanimo que o Senhor se revelou a Josué e ao povo de Israel quando estavam “as portas” da terra prometida. Desânimo desenvolvido devido a morte do seu grande Líder Moises durante a peregrinação em meio ao deserto, talvez os questionamentos que moviam este quadro seriam. O que iremos fazer agora sem Moisés para nos mostrar o que fazer? Sem alguém para nos orientar? Pois enquanto Moises estava com eles, tinham:
·        Um Profeta,
·        Um líder para uma nação em formação;
·        Um legislador das leis de Deus;
·        Um orientador nos momentos de dúvidas;
·        E principalmente alguém que os representava diante de Deus com exclusividade;
         Mas ao perceber que eles o perdera, foi como alguém que veio com um balde de água fria sobre o sonho da terra prometida e agora estavam parados sem saber o que fazer, se voltavam ou se prosseguiam o copo do desânimo os abafou trazendo incertezas ao coração do povo e apagando a grande expectativa de ver promessa se cumprir em suas vidas, e principalmente fazendo os perder o foco do objetivo final chegar a Canaã terra da fartura a Terra da promessa.  
         Mas como disse no início em meio ao desânimo o Senhor se manifestou e ao acontecer isso Ele trouxe ao coração daquele povo através de seu servo Josué uma receita poderosa de como vencermos os “abafadores de ânimo” ou no popular o desânimo, vamos aprender.

Como Lidar com os “abafadores” de ânimo?
         Sabendo Deus que a dificuldade do povo naquele momento era a falta de orientação Ele logo estabeleceu os focos que o povo havia perdido com morte de Moises e que precisava ser restaurados, quem sabe estes também sejam os seus.

    1.  Foco na missão (v.2);
Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

         Ao se manifestar a Josué o Senhor Deus foi direto onde o povo tinha a maior dúvida que era, será que vamos parar por aqui? Será que atravessamos o deserto para morremos à porta de Canaã? A resposta divina foi Não.
         A apresentação de Deus a Josué foi declarada ao confirmar que a história daquele povo não acabaria ali, com isso Ele queria dizer:

·        Moisés pode ter morrido, mas promessa Dele ainda estava de pé.

         Assim podemos entender que como discípulos de Cristo também temos uma missão, e esta não esta condicionada a pessoa do líder humano que o Senhor usou para nos apresentar a fé, mas sim esta condicionada ao próprio Deus o Senhor que fizera a promessa.
Veja os exemplos:
·        Cristo se foi a obra continuou com os discípulos;
·        Os discípulos se foram deixando Barnabé e outros mais;
·        Barnabé gerou Paulo que também se foi mas deixou Timóteo, Tito, Filemon e também vários outros, até chegar em nos  veja o que Paulo diz em 2Tm 2.1-2
1 Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. 2 E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros (nós).

Os nossos mestre sem vão, mas a missão continua, não podemos parar.

   2.  Foco nas Promessas (v.3-5)
Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. 4 Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. 5 Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

         Nos momentos de desânimo somos tentados a pensar que todos os nossos sonhos não vão dar em nada, que é o fim é hora de parar e assim acabamos desacreditando nas promessas que o Senhor nos fez assim fora com o povo ao perder Moisés perderam a esperança.
         O cenário era de luto, pois o povo estava já chorando a 30 dias (Dt 34.8), pela morte de Moisés, e diante disso o Senhor se manifesta para dizer A promessa esta de pé.
Verdade prática: O que precisa morrer em você para que a promessa possa se cumprir? As vezes nos apegamos a homens e mulheres ou a “coisas”, pesando que isto é tão importante para nos, e não percebemos embora importante para nós, para Deus pode ser o empecilho para nossas conquistas.
         Para o povo herda a promessa Moisés por mais importante para eles, tinha que morrer, para você herda a sua o que você precisa sacrificar?
         Outra questão é que Deus usa pessoas diferentes para propósitos diferentes, para libertar o povo Deus precisava de alguém livre, que conhecia o deserto e como sobreviver nele, que conhecia o Egito e como sair Dele, Moisés era pessoa ideal pelo seu “currículo”, mas para conquistar a terra, ele precisava de um guerreiro alguém que sabia manusear a espada, um general para criar estratégias de ataque e defesa Moisés não servia, mas Ele contou com Josué pois ele era o cara ideal.
Foco na promessa não no homem.
  
    3.  Foco nos estímulos (v.6)
6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
         A palavra diz em Provébios 12.25 que A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra. Mais do que ninguém O senhor sabe como fazer isso sua palavra esta cheia dos estímulos  que precisamos para que possamos continuar focados na missão final . Veja alguns.

·        Ele nos estimula ao sustentar-nos em nossas fraquezas Is 40.10-14
10 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 11 Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. 12 Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo.13 Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo:Não temas, eu te ajudo. 14 Não temas, tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu redentor é o Santo de Israel.
·        Ele nos estimula ao nos prometer sua presença em nossos maiores desafios (Jz 6.16) "Eu estarei com você", respondeu o Senhor, "e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem" 

         A coisa mais importante que você deve saber na sua caminhada cristã, é que Deus te ama e que Ele nunca vai te abandonar nas horas difíceis. Deus nunca irá te pedir algo, que você não consiga realizar. Basta você ler a Bíblia e você verá muitos exemplos de como o Senhor fez o impossível na vida de pessoas tão comuns, que se sentiam incapazes de realizar a obra de Deus.
         Percebeu a firmeza das palavras de Deus e o quanto essa promessa parecia impossível de ser realizada? Ele disse que Gideão derrotaria com tanta facilidade que os midianitas seriam derrotados como se fossem apenas um homem. E se você continuar a acompanhar a história de Gideão, você perceberá que ele realmente conseguiu derrotar todos os inimigos de Israel. Ou seja: Deus fez de um homem desanimado, um dos maiores guerreiros que já existiu. Da mesma forma, Deus irá cumprir os propósitos Dele na sua vida. Basta você querer! 

4.  Foco nas orientações (v.7-8)
Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
          O problema muitas vezes que enfrentamos em não conseguir reerguer nossa alto estima está basicamente em não seguir fielmente aquilo que nos é orientado por aqueles que quer ver nosso bem, aqui o Senhor convoca Josué a seguir as orientações de duas fontes:
I.             As orientações que Moisés ensinou: cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; Por mais que falamos que servimos ao Senhor não podemos ignorar o fato que Ele sempre irá levantar homens nesta terra que serviram de espelho para nossa fé, e que precisamos aprender a imitá-los naquilo em que foram fieis ao Senhor , olha o que a palavra diz:
Hb 13.7,17: 7 Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. 17 Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
Paulo diz: 1Co 11.1 1 Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.

II.           As orientações provindas da palavra de Deus Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito;. A palavra de Deus precisa ser o padrão para nossos atos, se detectamos que nosso líderes ou nos mesmos estamos em desacordo com ela esta não será digno de credibilidade.
Conclusão
         Amado leitor não sei qual a perca ou a situação que te deixou desanimado, creia que mesmo em seu desânimo o Senhor se manifesta a você, para te fortalecer, sustentar revitalizar  suas promessa em sua vida.

         Então foque em cumprir tudo que o senhor te mostrou através desta mensagem e se prepare para atravessar o Jordão da dificuldade entrar na terra que o Senhor lhe prometeu, pois podemos até chorar por uma noite mas nossa alegria virá ao amanhecer, que Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário