MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS

MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS
Aqui Você encontrará o melhor dos artigos evangélicos pra você, sua igreja e para sua família

Para ver nossas promoções, Clique na imagem acima

O nosso site por enquanto está apenas como mostruário.
pedidos somente por telefone ou whatsapp.
Muito obrigado

domingo, 26 de julho de 2015

Lidando com a raiva em nossos relacionamentos de Maneira produtiva. Sl 4.4 por Ev. Patrick d. Vale Ribeiro

 Introdução:

Parábola do Samurai
A quem pertence um presente?
 Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que agora se dedicava a ensinar o zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.
Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante. O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta.  Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo, e aumentar sua fama. Todos os estudantes se manifestaram contra a idéia, mas o velho aceitou o desafio. Foram todos para a praça da cidade, e o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos, ofendendo inclusive seus ancestrais.  Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.  No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.
Desapontados pelo fato de que o mestre aceitar tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram: "Como o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?"
"Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?" - perguntou o Samurai. "A quem tentou entregá-lo" - respondeu um dos discípulos. "O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos" - disse o mestre. "Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. A sua paz interior, depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma, só se você permitir..."
(Autor desconhecido)

 Transição:

         Como percebemos nesta parábola a experiência do Samurai em não permitir que a ira ou raiva pudesse tirar a paz que ele tinha em seu interior, e mesmo diante da aparente derrota pode conquistar a vitória que somente aqueles que sabem lidar com seus sentimentos conseguem.
         No versículo que lemos podemos perceber a orientação bíblica para lidar com a raiva sem permitir que ele nos leve a pecar, mas como poder fazer isso? Qual o limite da ira, para que não se transforme em pecado, já que estes sentimentos parecem tão intimamente ligados, são estas respostas que buscaremos responder em nosso tema de hoje.

Considerações sobre conflitos nos relacionamentos.

Ira- Significa raiva contra alguém.

Raiva –Violento acesso de ira, com fúria e desespero, Aversão, cólera.

 1-Não podemos transformar CONFLITOS em COMBATE;

No Conflito saímos abraçados, no Combate saímos cada um para o seu lado;

Ex:. de conflito entre os apóstolos Pedro e Paulo-

“E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível”. Gl 2.11

 

E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão “Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada”;  2Pe 3.15

 

“Dependendo com a forma que lidamos com a raiva, nos determinamos qual vai ser a posição de nossos Conflitos CONSTRUÇÃO Ou DESTRUIÇÃO”.

2- A raiva é uma oportunidade que o Senhor Deus nos dá para crescer e aprender.

“E eis que um dos que estavam com Jesus (Pedro), estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?

Mt 26.51-54

 

3-Quando no relacionamento há conflitos, desenvolve 2 estilos Comportamento.

a- ONÇA- Briga fica uma fera;
b- TARTARUGA- Envia a cabeça dentro do casco por que não quer problemas
Qual dos comportamentos é o correto?
Resposta:Os dois estilos estão corretos, desde que cada um respeite um ao outro em sua características;

 

4- Relação é algo que aprendemos, onde a primeira lição é ainda no ventre materno.

Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre. Lc 1.44

4 Passos para aprender lidar com a raiva de Maneira produtiva.

1º Passo- Eu preciso entender que posso sentir raiva;

a- Foi Deus quem deu a raiva ao homem no momento da criação.
·     Gn 1.26- E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;
b- Na bíblia aparece cerca de 365 vezes dizendo que Deus estava com raiva;
·                        Sl. 7.11- Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias.;
c- Jesus teve raiva- Veja  Mt. 11.28-29  Compare  Mt 21.12;
d- Sentir raiva não é pecado, mas sim, a forma como lidamos com ela;
e-“A nossa conversão a Cristo ajusta, mas não transforma o nosso temperamento;”
f-A raiva reprimida desenvolve sérios  sintomas de enfermidade inclusive a depressão.
G- Então quando estivermos com raiva não podemos esconder.


O QUE É RAIVA? A RAIVA  é um  sinal de alerta, quando percebemos que alguma coisa fugiu de nosso controle.
Mas Deus não nos fez para controlar ninguém.”



“Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.  Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.  Não deis lugar ao diabo”. Ef. 4 25-27
Passo- Eu preciso entender o que é minha raiva, o porquê da minha raiva e para que serve a minha raiva.

Quando é que eu me sinto com raiva?

a- Quando me sinto desvalorizado;

 E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou, e não queria entrar. E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos; Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.

Lc 15. 27-32

b- Quando não  sou apoiado;

  “Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado.  E orou ao SENHOR, e disse: Ah! SENHOR! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver. E disse o SENHOR: Fazes bem que assim te ires?”

Jn 4.1-4

c- Quando me sinto Inseguro ou desprotegido;

 

 Até quando não apartarás de mim, nem me largarás, até que engula a minha saliva?  Se pequei, que te farei, ó Guarda dos homens? Por que fizeste de mim um alvo para ti, para que a mim mesmo me seja pesado? E por que não perdoas a minha transgressão, e não tiras a minha iniquidade? Porque agora me deitarei no pó, e de madrugada me buscarás, e não existirei mais.”

Jó 7.19-21

Então ao compreender a raiva, Descobrimos que ela é motivada por ter nossos desejos ignorados ou no mínimo não realizados.

 3º Passo- Precisamos acertar nossa raiva imediatamente

 Dois fatores são principais- O Espiritual e Físico
· Físico - Aumento pressão arterial, do açúcar, do colesterol, das batidas do coração;
· Espiritual- Eu perco minha comunicação com Deus e com o próximo.
· Rejeite a síndrome da Gabriela (Eu sou assim, eu nasci assim, vou vier assim...) ;
· Sempre é possível fazer alguma coisa e isso precisa partir de mim.

 

4º Passo- Eu preciso aprender a Controlar minha raiva.

 “A pessoa sensata controla o seu gênero...”Pv. 19.11

“O homem paciente age com entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura.”Pv. 14.29

“Quem facilmente se ira fará doidices; mas o homem discreto é paciente;”.Pv 14.17

 “ O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim”.Pv 29.11

“O homem iracundo levanta contendas, e o furioso multiplica as transgressões”.Pv. 29.22

 a.  Avalie as consequências antes dos atos, refletindo antes de agir

“Quem facilmente se ira fará doidices; mas o homem discreto é paciente;” Pv 14.17
 “ O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim”. Pv 29.11
“O homem iracundo levanta contendas, e o furioso multiplica as transgressões”.  Pv. 29.22

b.  Expresse a raiva de forma apropriada- Breve e Específica;

 “Nunca tomando decisões sérias no momento da raiva”.

 “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. Tg 1.19

“ Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem”.Ef. 4.29

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia”.Pv. 15 1-2

c. Seja humilde; Nunca use o pronome VOCÊ,  sempre use  NÓS.

d- Entrega sua vida nas mãos de Cristo;Nunca saberemos expressar a raiva de forma adequada se eu não estivermos sobre o domínio de Cristo;

 Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus.  Para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus”. Rm 15.5-7


baseado em um sermão ministrado por uns dos preletores do SOS Família na 8º Igreja Presbiteriana de Belo horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário