MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS

MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS
Aqui Você encontrará o melhor dos artigos evangélicos pra você, sua igreja e para sua família

Para ver nossas promoções, Clique na imagem acima

O nosso site por enquanto está apenas como mostruário.
pedidos somente por telefone ou whatsapp.
Muito obrigado

sábado, 11 de julho de 2015

Jovens de Sucesso. Uma inspiração para nossos dias, por Ev. Patrick D. Vale Ribeiro



Introdução:
         Prezados irmãos a cada dia podemos observar na nossa sociedade a demanda de jovens que tem buscado ser bem sucedido em todas as respectivas áreas de sua vida, sucesso no trabalho, na escola, no amor enfim em todos os pontos que lhes complete como ser humano, porém, como sabemos sucesso não é adquirido de um dia para o outro e sim de passo a passo dado rumo ao seu objetivo podemos entende o sucesso como resultado de um processo bem planejado e organizado que através de sua boa execução chegamos ao resultado que esperamos .
Transição:
          Mas vale lembrar que o sucesso hoje  tem se pregado de forma muito degenerativa pois em várias mídias é ditado por aquilo que é atrativo para o homem, vale mais o que se vê no exterior a beleza física, o carro, o dinheiro e isso não é de hoje podemos ver que até o sacerdote Samuel cometeu este erro quanto a escolha dos filhos de Jessé para serem o rei que sucederia a Saul.
         E no texto que lemos percebe-se que quando os eunucos viram a Daniel e seus amigos perceberam logo a boa aparência, a instrução em toda sabedoria e conhecimento e como sabiam se comportar pois estavam aptos a ficar na presença do rei, porém tudo isso não os faziam diferentes dos outros jovens (v.6) pois todos os jovens selecionados foram usados os mesmos critérios. Então o que eles deveriam fazer para se destacar e sair a frente dos outros?
Trapacear? Não, subornar? Não. Então qual a postura que eles adotaram para serem bem sucedidos?
   
     1.  Eles não se influenciaram.
   Observamos que Daniel e seus amigos foram expostos a vários tipos de influência pecaminosa que se eles cedessem poderiam quebrar a aliança entre eles e seu Deus. Mas preferiram morrer a ceder. Vejamos quais foram estas:

   a.   Influência Educacional e Cultural 
Dn 1.3-4;
            E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes, 4 Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus.
Eles foram expostos aos ensinos babilônicos, a cultura babilônica, mas não negaram suas origens.

b.   Influência física ou alimentar Dn 1.8
 Não se alimentaram daquilo que o Senhor havia os proibido.
 E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.


c.   Influência religiosa ou Espiritual Dn 3. 16-18;
16 Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. 17 Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.18 E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.

Verdade Prática.
         Vemos na vida destes quatro amigos que embora arriscando a vida não se deixaram levar pelas influências que os cercaram, antes pela obediência a Deus as superam.
         Hoje creio mais do que antes as influências tem se intensificado cada vez mais seja na escola com as novas leis aprovadas, seja na Tv, ou na comunidade em que vivemos somos sempre estimulados a estar no padrão que a sociedade nos dita, e isso é muito perigoso pois se não termos cuidado e foco em nossa obediência ao Senhor podemos acabar perdendo o que temos de mais valioso a presença de Deus.
         Cristo nos ensina a ser pessoas influenciadoras e não influenciadas olha o que ele diz em Mt 5.13-16 13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.  
         É tempo de iluminar em mundo que já está  em trevas, você é tempero que o mundo precisa, não seja imprestável faça diferença. Lembrem-se do Salmo 119.9-11 Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.  Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

    2.  Souberam Constituir  relacionamentos
       Você já ouviu o ditado “digas com quem andas e eu te direi que tu és.” Bem isso  é uma realidade que foi bastante evidenciada na vida destes quatro rapazes pois foram os relacionamentos que eles fizeram trouxe de fato o sucesso  que tiveram. E esse relacionamento também deu-se em três níveis que precisamos tomar por  exemplo:

1º. Nível  de relacionamento era com seu Deus.
                   I.  Através da oração e da palavra. Encontramos vários versículos que atestam para isso.

a)   Dn 2.17-18  17 Então Daniel foi para a sua casa, e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros; 18 Para que pedissem misericórdia ao Deus do céu, sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o restante dos sábios de Babilônia. 19 Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; então Daniel louvou o Deus do céu.
 b)  Dn 6.11- 11 Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus.
c)   Dn 9.3ª - E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza. 4 E orei ao SENHOR meu Deus, e confessei,
 d)  Dn 10.11- 12-E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo. 12 Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.
    II.        Através da Fidelidade
Como já vimos acima, eles não se deixaram influência pelo pecado da Babilônia.
   III.        Através da experiência do Sobrenatural de Deus em suas vidas
         Quero te fazer uma pergunta. Você já teve em sua vida  algum tipo de experiência sobrenatural com Deus em sua vida? Seja batismo com Espírito Santo, cura divina ou algo que você percebeu claramente que foi uma obra sobrenatural que o Senhor Deus fez em você ou  através de você a outra pessoa.
         Se já a quanto tempo isso aconteceu? E   qual a freqüência destes acontecimentos em sua vida?
         Bom estas perguntas servem para nós como medidor do nível de intimidade e de relacionamento que estamos tendo com Deus, pois muitos de nos estamos a tempos congregando, participando do ministério de louvor, fazendo um montão de coisa na igreja, mas infelizmente não tivemos tipo de experiência que nos marcou como próprio Deus.
         Ouvimos falar do que Ele faz aos heróis da fé descrito no livro de Hebreus capítulo 11 acreditamos que Ele cura, batia com Espírito Santo, realiza  coisas poderosas, mas nunca experimentamos nada disso em nos. Será por que Ele faz acepção de pessoas ou porque Ele tem algum preconceito conosco? Não.
         Simplesmente porque o nosso nível de relacionamento com Ele esta em baixa,não temos crédito, mas a partir de hoje você pode mudar isso buscando mais a Ele através da  oração, jejuns, estudo da palavra de Deus e vivendo em uma vida de santidade no Senhor se separando do pecado, não se influenciando com as pornografias da Tv,  ou da internet, com as fofocas de final de culto ou da vizinhança, ou das palavras torpes no momento de ira, é tempo de ser sal.
         Entenda isso todo Cristão precisa passar pela experiência do sobrenatural, pois só entende as coisas do Espírito aqueles que estão no Espírito:  Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 1Co 2.14-15
 2º. Nível  de relacionamento era com seus companheiros (AMIGOS).
          Uns dos conceitos mais utilizados para  definir a palavra amigo é que este é o nome que se dá a um indivíduo que mantém um relacionamento de afeto, consideração e respeito por outra pessoa. O amigo é aquele que possui uma grande afeição por uma ou mais pessoas, que é leal, que protege e faz o possível para ajudar sempre.
         Por isso aqui devemos entender que esta palavra não pode e nem deve ser aplicada a qualquer pessoa simplesmente pelo fato que a conhecemos, ou que convive comigo e muito menos porque aceitamos ela no FACEBOOK, esse termo nos leva a entender para se ter uma amizade verdadeira como vimos no exemplo destes quatro jovens precisa ter alguns elementos que veremos abaixo:
 a.  AMIZADE- Amizade entre Daniel, Misaeu, Azarias e Hanaias era verdadeira pois:

ü Tinha o mesmos propósitos (Dn 1.11-13); 11 Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias: 12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber. 13 Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos. 14 E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias.

ü Compartilhava necessidades (Dn 2. 17-18);
17 Então Daniel foi para a sua casa, e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros; 18 Para que pedissem misericórdia ao Deus do céu, sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o restante dos sábios de Babilônia.
        

ü Compartilhava vitórias (Dn 2.49);49
E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de Babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na porta do rei.

“A amizade é um tesouro que se encontra nos momentos mais improváveis da vida”. Por isso dois textos me chamam a atenção no livro de Provérbios um no capítulo 17 verso 17 que diz Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. Outro no capítulo 18 verso 24 O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão. Então saibam encontrar os seu!

3º. Nível  de relacionamento era com pessoas contrárias
         Infelizmente encontramos no meio evangélico várias pessoas preconceituosas que não sabem conviver com outras simplesmente porque tem uma fé, ou opinião política, social diferente com a dela, pessoas que não sabe lidar com o diferente porque se julgam superior, ou porque acham que sua religião ou denominação é superior a dos outros, fazendo assim proselitismo ideológico que para nada serve, a não ser para dificultar a pregação da palavra de Deus e causar divisão.
         Vemos na pessoa dos quatro jovens que por mais que tivessem em terra a estranha com pessoas que pensava diferente deles, agiam diferente deles, eles souberam como  tratar com esta situação através do relacionamento  sincero e íntegro sem imposição. Coisa que as vezes erramos pois queremos impor sobre as pessoas nossas condições, pensamentos de forma agressiva, sem levar em consideração o que o outro pensa observe o  diálogo de Daniel com o copeiro-mor, no Capítulo 1, ele não impôs sua fé para ele simplesmente agiu conforme  ela (fé), e assim conquistou a confiança daquele que aparentemente seria um adversário.
         Observem o desenvolvimento dos relacionamentos com contrários que os jovens fizeram.
CAPÍTULO 1- Com o chefe dos eununcos;
CAPÍTULO 2- Arioque, capitão da guarda do rei
CAPITULO 6-  Com o próprio rei
         Precisamos entender que a bíblia não nos condena ou nos proíbe nos relacionar com pessoas contrárias olha o que Paulo diz em 1Co 5.9-11.
Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem. Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
         Percebemos que conselho de Paulo vai além dizendo que é impossível não convivermos com pessoas contrárias neste mundo e ainda mais nos orienta a afastarmos daqueles que dizem ser servos de Deus, mas que cultivam as obras do mundo.
         Vemos que através destes relacionamentos somos também abençoados por Deus pois neles temos as seguintes oportunidades.

1)   Semear a palavra de Deus, Sem impor de maneira forçada, mas através da construção da confiança. Veja o exemplo que Cristo nos dá através de seu relacionamento com a Samaritana Jo 4. 1-42 e também com seu diálogo com Nicodemos Jo 3.1-21 e em seu jantar com Zaqueu Lc 19.1-10.

2)   Portas serem abertas por pessoas ímpias. Deus pode usá-los para abençoar. Leiam Neemias capítulo 2.1-9. Veja que o casal de rei e rainha ímpios foram fundamentais para reconstrução dos muros de Jerusalém. Mas só foi possível por que Neemias tinha um bom relacionamento com eles.

         Neste momento vale um bom conselho que a palavra nos da que se encontra em Pv 18.1 Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.
         Fomos feito para viver em comunidade, então não se isole.

 3.  Valorize a necessidade de se capacitar para novos desafios
       Pense nisso:  
“Em relação nossa vida terrena precisamos  viver com Cristo como se fosse o último dia aqui, mas humanamente planejar e se preparar para os desafios como se fossemos eternos”.
         Daniel e seus amigos não desprezarão as oportunidades e se capacitaram para o tempo certo em que Senhor os quisesse usá-los.
4E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes,Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus.
Dn. 1- 3

E ao fim dos dias, em que o rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor.19 E o rei falou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram [assistindo] diante do rei.20 E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino.
Dn 1. 18-20

“Grandes projetos só podem ser conquistados através do conhecimento, valorizar o conhecimento é valorizar a revelação do potencial de Deus em nós”.
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Os 4.6

Conclusão:
         SUCESSO palavra dita por muitos mas conquistada por poucos,  somente aqueles que tem compromisso em busca-lo com tudo que tem mesmo que isso vale a sua vida.   Você que ser bem sucedido não olhe para o que você tem que negar de si mesmo para obedecer ao Senhor pois nenhum sucesso neste mundo pode se comparar com o sucesso da salvação. O foco de Daniel e os jovens não era o poder, mas sim obedecer o Deus que tem todo poder.

         Pois nenhum poder teremos se do céu não nos fora dado,  e nenhum projeto pode ser bem sucedido se não for precedido pela obediência a Deus através de sua palavra medite no que ela nos ensina Sl 1.1-3  Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário