MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS

MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS
Aqui Você encontrará o melhor dos artigos evangélicos pra você, sua igreja e para sua família

Para ver nossas promoções, Clique na imagem acima

O nosso site por enquanto está apenas como mostruário.
pedidos somente por telefone ou whatsapp.
Muito obrigado

quarta-feira, 13 de maio de 2015

3 atitudes, 2 desafios e 1 Resultado Por Ev. Patrick D.V Ribeiro VALE A PENA MEDITAR.

3 atitudes, 2 desafios e 1 Resultado Ex. 14.15-25

Introdução:
    Diariamente somos desafiados a passar por vários níveis de dificuldades que se não fosse a graça do Senhor com certeza não conseguiríamos vencer. Sim também foi o povo de Israel ao sair do Egito em todos seu percurso Deus os provou para ver o tamanha da fé de cada um dele.
         E já de início o senhor providenciou dois grandes desafios para  este povo que mesmo depois de vários milagres no Egito eles ainda não tinha desenvolvido a confiança necessárias para vencer os obstáculos da vida.
         E primeiro foi o arrependimento de faraó ao soltá-los o texto bíblico afirma   que o Senhor endureceu o coração de Faraó e este prontificou um exercito exclusivo para que pudesse prender e escravizar novamente o povo de Deus (Éx. 14.1-14), levando o povo até pensar que ira morrer o quando os viram o tamanho dele.
         O segundo desafio era que o único meio de fugir da violência do ataque egípcio era através do mar, mas não era possível devido o tamanho do mar que em média media:
·        Comprimento de aproximadamente 1900 km;
·        Uma largura máxima de 300 km;
·        Profundidade máxima de 2 500 metros fossa central,
·        Com uma profundidade média de 500 m.
E o pior não tinha barco para ninguém, pelo contrário tinha vários idosos cansados crianças e mulheres que nem se que sabiam nadar. Diante deste quadro desesperador as possibilidades eram:
                     I.        Morrer no deserto lutado contra o exército de faraó.
                   II.        Aceitar a voltar a escravidão do Egito, Incluía aqui ser açoitados por tentarem fugir e ter trabalho em dobrado nas construções egípcias.
                  III.        Tentar atravessar o mar antes que os egípcios chegassem.
Qual você escolheria? Os dois desafios foram lançados, e povo de Israel precisava responder rapidamente a eles através das atitudes, que veremos para que chegasse ao resultado que veremos afinal. Vamos lá! Primeira atitude.
    
  1-  Não tenha medo de encarar os desafios dados por Deus (v.13-14);

a.    Quanto maior o for o desafio, maior o será o livramento. Mas não foi esta a atitude do povo de Israel os versos 10-12 deixa claro.

 10 E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. 11 E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito. 12 Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.

Segundo Dalgalarrondo (2006) apud Mira y López (1964), o medo se apresenta em escalas até a sua inativação, ou seja, ele vai paulatinamente tomando uma proporção até que o indivíduo tenha seus sentimentos e emoções estabilizados, dividindo-se em seis fases de acordo com o grau de extensão e imensidão, são eles:
1. Prudência;
2. Cautela;
3. Alarme;
4. Ansiedade;
5. Pânico (medo intenso);
6. Terror (medo intensíssimo).

·        Ter medo é normal para qualquer ser vivente deste que esteja entre a prudência e o alarme, pois estes são bons para nossa preservação.
·        CUIDADO COM ANSIEDAE, PÂNICO E O TERROR, estes impedem a expressão da fé.

Por isso a bíblia diz: A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra. Pv. 12.25

b.          1 Pedro 5 .7-8 a exemplo de dois tipos de medo a prudência e cautela   x  a ansiedade

7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

c.   O medo impede a expressão da totalidade de nossa fé.  Mt 8. 23-27
23 E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram; 24 E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. 25 E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos. 26 E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. 27 E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

d.    O medo nos faz afundar mesmo quando estamos andando em direção a Cristo. Leia Mt 14.29-31(Pedro afunda ao andar sobre as águas)

e.    O que fazer para vencer o medo? Aquilo que Moisés fez confiar nas promessas do Senhor do Senhor mesmo diante das impossibilidades. (vs. 13-14).  13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. 14 O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.

f.     A verdadeira fé só é demonstrada nos momentos de adversidade é no deserto que o Senhor mede o nível de nossa fé. Porém só percebemos isso depois de ter passado por ele.

2 E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. Dt. 8.2

“Observando a palavra de Deus precisamos entender eu que aceitar andar com Cristo precisa aprender a passar por situações extremas, como se estivesse brincando em um parque de diversões”.
  2-  Nunca pare, quando for à hora de marcha (v.15)

a.   Todas as vezes que recuarmos no momento de marchar menores são as  possibilidades de vencê-lo. Deus naquele momento não estava pedindo para o povo orar, mas sim para agir, caminhar em direção ao problema e resolver o problema eles tinham a palavra Dele por garantia.
15 Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

b.   Muitas vezes somos muito de oração e pouco de ações;
É fato que a oração é imprescindível e indiscutivelmente necessária para que possamos tomar posse de qualquer benção que o Senhor nos prometera, mas existem momentos na vida Cristã que a oração só não resolve, e sim ação, pois a oração é expressão sobrenatural da fé, mas atitude é a expressão visível e real dela, por isso Tiago 2.14-20 diz:
14 Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? 15 E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, 16 E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? 17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. 18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. 20 Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?


  3-  Use sempre os recursos disponibilizados por Deus a você (v.16)
              Você já se deparou com alguma situação em procurar resolver algum problema e por mais que procurasse respostas não encontrava, e quando você desistir de fazê-lo, a resposta vem deforma subida em sua mente, ou alguém aparece e te dá uma idéia e você surpreso diz: Oh! Porque não pensei nisto antes!
         Pois é Moises deve ter sentido isso quando o Senhor disse para ele: 15 Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. 16 E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.
              Tem coisas que são óbvias e não percebemos devido a pressão do momento, Deus já havia feito vários milagres através de Moisés com aquele cajado inclusive com a sua transformação em Serpente. Mas naquele momento ele não percebeu o mesmo cajado seria a chave que abriria o mar para vitória de Israel (VS. 16-21) e que fecharia o mar para derrota dos egípcios (v.26-27).
a.  O Senhor nunca irá nos deixar guerrear sem as armas necessárias
·        Moisés – Cajado;
·        Davi- harpa e a funda;
·        Sansão- Quixadá de jumento;
·        E nós???- A armadura completa Ef. 6. 10-18 e o principal o nome de Jesus que tem todo poder.

              E ai vai ficar com medo ainda de encarar seus problemas? Não existem problemas por maiores que sejam que não sejam possíveis de resolver através do poder do nome de Jesus Paulo diz que este nome esta acima de todo nome (Fl 2.5-11) e somente por ele podemos ser salvo de qualquer situação inclusive da morte eterna. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. At 4.12. Então a partir de agora comece a usar esta arma poderosa que o nome de Jesus juntamente com a maravilhosa armadura de Deus e inicie um novo tempo de conquista para a sua vida e sua família. E Resultado?

  4-  Festa por cada conquista alcançada no Senhor (Ex.15.1-21).
O nosso Deus é um Deus festeiro e que ama comemorar conosco.
a.   A festa no céu quando o pecador se arrepende do seu pecado Lc. 15.10
10 Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.);

b.   A festa quando o filho pródigo volta parra casa Lc. 15.22-24;
22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; 23 E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; 24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.

c.   Haverá festa quando entramos as bordas do cordeiro Ap 19.6-9;
6 E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! Pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina. 7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. 8 E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. 9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.


Conclusão:

          Nunca podemos nos esquecer que viver o evangelho como já disse e viver uma vida de freqüentes desafios, mas o bom disso é saber que e em todos eles sempre irá ter uma nuvem de Deus para nos dar cobertura que precisamos até que passemos a salvo pelos mares das dificuldades e dos desafios, então levante-se e marcha em direção a eles pois a vitória já esta garantida na cruz através de Cristo para sua vida.

Abordagem sobre o medo encontradas no site: Pisicologando

Nenhum comentário:

Postar um comentário