MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS

MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS
Aqui Você encontrará o melhor dos artigos evangélicos pra você, sua igreja e para sua família

Para ver nossas promoções, Clique na imagem acima

O nosso site por enquanto está apenas como mostruário.
pedidos somente por telefone ou whatsapp.
Muito obrigado

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Servindo a Deus como uma formiga Pv 6 : 6, Por Pr. Patrick Dias do Vale Ribeiro



Introdução:
        Amados irmão quantos de nós já não sentimos incomodados em algum momento com este ser tão pequenos chamado formiga, seja porque esta presente em sua lata de açúcar até o cortando as folhas do seu jardim, até grandes plantações e criações de gado em que elas podem acabar com a plantação de capim?
         O certo é que um dia você já teve alguma experiência com ela, pois, estão em todos os lugares até os mais improváveis, e para que não sabia até na bíblia, como lemos o versículo base deste estudo "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio."  (Pv 6 : 6)
         Pois bem, percebemos que neste verso Salomão  envia uma mensagem direta para o preguiçoso para que este aprenda com a formiga através da observação dos caminhos dela.
         Ao analisar esta palavra biblicamente percebemos que ela tem vários sentidos deste de um estrada que liga dois lugares, mas também como um hábito de vida ou estilo de vida que alguém decide seguir como vemos nos textos de (Gn 6.12 - 19.31 - Jr 32.19).
         Então tranqüilamente podemos aprender a trabalhar observando o estilo de vidas que estes seres tão pequeninos tem e que pode acrescentar em muito em todas ás áreas de nossa vida. Por isso vamos lá! aprendendo a servir a Deus com as formigas:

        1.  Unidade e trabalho em equipe;
        É incrível como este ser pequenino pode nos ensinar acerca da unidade e trabalho em equipe:
     
       a)   Elas tem o maior poder da natureza, o da união, sozinhas simplesmente vulneráveis, unidas invencíveis, trabalhando juntas para o benefício da comunidade:


Ex.: Grande exemplo das formigas tecelãs na hora de construir sua colônias 
umas seguram com a mendinbulas e patas as folhas unindos-as colocando seus corpos em constante pressão enquanto outras as colam.

Existem diversos tipos de formigas e com muitas diferenças entre elas, porém todas são seres sociais, vivem apenas em sociedade;
Quando a bíblia nos fala de Unidade e trabalho em equipe ela nos diz que:
I.             Deus ordena a benção Sl 133.1,3b.  OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união... porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.

II.           Deus ordena o crescimento

a.   Numérico 1Co. 3.6-8. Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.

b.   Espiritualmente Ef. 4.11-15 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

    2.  Trabalho com dedicação;

         Nas palavras de Salomão como já dito anteriormente ele manda um recado claro e direto para aqueles que de braços cruzados comem o pão da preguiça, em outros textos ele chega a declara.
Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado.
Pv. 6.10-11
"O caminho do preguiçoso é cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é bem aplanada."
 (Provérbios 15 : 19)
"O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega, mas nada receberá."
 (Provérbios 20 : 4)
         Quando comparamos os versos que Salomão descreve acerca do preguiço com a formiga a conclusão é óbvia temos muito que aprender.

a)   Elas são grandes criadoras de animais domésticos;

         Ex.: As larvas se alimentam restos podres que as adultas carregam para elas e as adultas de meladas que são secretadas dos anfídios e pulgões: Assim elas desenvolvem no que podemos chamar de criação de pulgões, em uma relação de cuidado com a alimentação e proteção deles enquanto eles produzem sua comida.

SOMENTE O HOMEM E A FORMIGA É CAPAZ DE TER ANIMAIS DOMÉSTICOS (formiga da Indonésia é o melhor exemplo de animais pastores, cuidando e protegendo o seu rebanho). Elas são nômades movendo os pulgões domesticados de planta a planta e no tempo de chuva ela os protege com grandes folhas.

b)  Em relação de trabalho veremos mais a frente em sua organização o quanto cada um tem seu papel e como desenvolvem suas funções.
         Em relação ao serviço a Deus precisamos aprender muito com elaspois o próprio Cristo disse:
"Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros." 
(Mateus 9 : 37)
Apostolo Paulo disse acerca do seu trabalho em relação ao evangelho:
"Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus." 
(I Tessalonicenses 2 : 9)
         É tempo de levantarmos do sono da preguiça e fazer a obra do Senhor antes que a noite vem e ninguém mais possa trabalhar, entendendo que o nosso trabalho no Senhor não será em vão:
"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor."
 (I Coríntios 15 : 58)
    3.  Organização
     a)   São uns dos seres mais organizados que existem, na terra,
     b)   Seus caminhos ordenados e são persistentes;
     c)   Até suas ações durante a casa são pré ordenados.
    d)   O sucesso das formigas dependem sempre de sua organização como equipe e nunca da individualidade.
   e)   As formigas cortadoras são tão eficientes no armazenamento de sua comida que chegam competir com o gado conseguindo isso através da especialização, cooperação e comunicação:
I.             EXPLORADORAS: Procura alimento deixando um rasto de cheiro para as demais outras (Isto é uma comunicação química);
II.           CORTADORA: Mandíbulas potentes e cabeças grandes com fortes músculos, seu papel é cortar as plantas e medir os tamanhos para que não sejam muito grandes para não atrapalhar o transporte.
III.          CARREGADORAS: Carregam as folhas por um raio de 300 Metros e deixam até a entrada da colônia para o próximo grupo de Carregadoras; + ou – Meio toneladas de pedaços de grama são armazenadas anualmente por formigas
IV.         REPRODUTORAS: Responsáveis pela reprodução e da continuidade da colônia.
         E quanto a organização a palavra de Deus é clra em nos mostrar um Deus organizado em todas as coisas que ele faz:

I.         Deus foi organizado na ordem da criação;

II.        A palavra de Deus precisa ser pregada com ordem
"Mas Pedro começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo:"  (Atos 11 : 4)
III.      A ordem gera edificação da igreja;
"Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação."  (I Coríntios 14 : 26),
Veja as palavras de Paulo em Ef. 4 11-13

IV.     Deus é não é Deus de confusão, pois ela é oposta a organização:
"Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos."  (I Coríntios 14 : 33)
Porém, que tudo seja realizado com decência e ordem! A ressurreição de Cristo é real
(1 Coríntios 14:40)
    
  4.  Alimentação;
        É interessante perceber o quanto este ser tão pequenino se preocupara com a alimentação, de cada indivíduo, de sua colônia.
     a)   Ela se alimenta de imensas somas de comida, superando qualquer outro animal, leão, leopardo ou outros;
       b)   Em 1 ano uma colônia de formiga consome cerca de 10 milhões de insetos.
     c)   É a espécie mais predadora que existem, consome mais carne do que leões, tigres e lobos juntos;
         Assim como nós precisamos nos preocupar mais com quais tipos de alimento que estamos ofertando aos nossos filhos na fé, pois dependo de quais seja em vez de trazer saúde podemos gerar uma geração, fraca e anêmica espiritualmente, assim dois pontos são importantes descrever sobre isso:

I.             Não basta apenas ter pregação na igreja, ela tem que ser bíblica,
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;"  (II Timóteo 3 : 16)

"Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema."  (Gálatas 1 : 9)

"Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram."  (Hebreus 13 : 9)


II.           Ela tem que ser de acordo o nível espiritual de cada um, e não de acordo o tempo de igreja:,
"Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;"  (I Pedro 2 : 2)
1 E EU, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. 2 Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, 3 Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? (1Corintios 3.1-3)

"Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento."  (Hebreus 5 : 12)

   5.  Preservação do tempo certo.
      
      a)   Quando uma colônia é atacada e destruída, as formigas reprodutoras são obrigadas a saírem para se deslocarem até o novo local permanente da colônia, porém como elas tem asas e o extintos delas é voar,  as operárias seguram suas asas e a carrega até o novo  local, exatamente para que ela não voe antes do tempo e assim sua nova geração ficara desguarnecida.
"TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu."  (Eclesiastes 3 : 1)
        A verdade bíblica por detrás desta prática das formigas é linda e grandiosa, principalmente quando se fala de ministério, pois sabemos que quando se fala de nova geração, está falando daqueles que iram dar seguimento a uma obra iniciada por outro, por isso vemos o quanto Jesus preocupou com a formação dos discípulos e não deixou que embora tivessem asas, não os deixou voar antes do tempo pois não estavam preparados para tal.
        Em nossas igrejas podemos perceber que existem muitos irmãos e irmãs talentosos, que tem todo um futuro ministerial brilhante pela frente, mas que são estragados principalmente por seus líderes em permitir que eles voem antes do tempo, assim prejudicando as suas vidas e as daqueles que serão reproduzidas por estes. Podemos concluir acerca disso que:
·        Pode ser promessa de Deus, e benção, se eu usufruir antes do tempo pode se transformar em frustração, contenda e divisão:
Ex.: Abraão tinha promessa de ter um filho, mas quis ter antes do tempo gerou Ismael, e teve que enfrentar a contenda deste com o verdadeiro filho Isaque, entre as mães deles, entre ele e sua esposa Sarah e ainda passou pelo desgosto de ter que abandoná-lo no deserto a ponto de quase morrer de sede.

·        Um líder neófito na fé, gera outros filhos piores do que ele.
 Paulo dizendo como deve ser os requisitos para ser um líder e diz que um deste era que não fosse neófito:  Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. 1Tm 3.6
OBEDECER O TEMPO DO SENHOR É MELHOR MANEIRA DE NÃO PEDER TEMPO.
  
      6.  Proteção e cuidado através da abnegação;
         Para cada formiga sua vida individual não é importante deste de que sua colônia esteja bem protegida; Fazendo da colônia um super organismo capaz de se defender de diversos predadores desde de pequenas abelhas até grandes ursos. Elas estão sempre prontas para defender seus formigueiros, esguichando ácido fórmico e dando a própria vida;
         "Elas são capazes de dar a própria vida em favor da próxima geração,"

             Talvez a pergunta aqui é quantos estão prontos para dar sua vida em prol do reino de Deus? Qual o valor da sua vida em prol deste reino? O que temos feito para preservar nossa próxima geração?
         Na realidade temos perdido a visão do reino, estamos vivendo tempos de igreja fragmentada, onde cada uma se preocupa com o seu umbigo, com seu ministério, com o seu crescimento, e estamos nos esquecendo de que o reino não se limita a uma placa denominacional, ou a um  movimento, julgamos uns aos outros e brigamos por posições e cargos ministeriais enquanto a causa do reino, da igreja onde somos membros, do ministério se esvaece.
         O mundo clamando por socorro, e nós nos preocupando com os defeitos de determinada denominação, digo isso não porque devemos estar aquém do evangelho puro, mas pra refletir de que enquanto perdemos tempo brigando entre nós, também perdemos vidas preciosas que verdadeiramente precisam de nós.
           E sobre a nova geração, quantas igrejas não valorizam a formação de novos discípulos, não investem financeiramente, emocionalmente e principalmente fisicamente e espiritualmente na formação de crianças na palavra de Deus, de novos convertidos, trabalhando em suas formações como Cristãos?
           Muitos ainda cultuam a imagem de que crianças e adolescentes dão trabalho, mas pouco querem ter trabalho com eles.
         Morrer pra nós mesmos não significa apenas abandonar o pecado e viver para Cristo, mas abnegar-se do farisaísmo que muitas vezes nos segam e assim achamos que somos santos, porém santos do “pau oco”.
           Pra que outros possam viver, vale a pena morrer, aprendamos com o nosso mestre.

   7.  Força e Resistência.
   a)   As formigas conseguem suportar até 100 vezes seu próprio peso;
    b)   Mesmas se virarem elas de cabeça pra baixo elas continuam presas e não caem;
     c)   Resistência para percorrer longas distâncias;
             O chamado para viver por Cristo e andar em seus princípios sempre terá um preço a pagar, e quanto mais cedo entendermos isso, menos sofreremos com frustração e decepção, vejo o mestre dizendo a aqueles que queriam servi-lo. Dizendo:

   "Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas."  (Mateus 10 : 16)

   "E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo."  (Mateus 10 : 22),
"
   "Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome."  (Mateus 24 : 9)
    
              Viver com Cristo é estar sujeito a passar por perseguições, calúnias, levantes em todo tempo é ser odiado, mas entender que tudo isso não é motivo de ficarmos tristes, ou em constante sofrimento e sim motivo de alegria pois estamos sofrendo por amor a Cristo. E resistir a isso é melhor formar de vencer o diabo, o aposto Pedro e Tiago nos dá dois versículos muito importante para nos fortalecer diante das várias adversidades que enfrentamos no dia a dia por servimos a Deus.

          I.  Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado. Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios;  Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte. (1 Pedro 4. 12-16)
      
       II. "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."  (Tiago 4 : 7)

Conclusão:
        Em linhas gerais podemos descrever uma única palavra esta observação no estilo de vida das formigas, o SERVI, servi em unidade, servi com dedicação, servi com organização, servi com alimentação, servi com paciência, servi com cuidado e proteção, servi com força.
       Enquanto não aprendemos a servir a Deus com o estilo de vida das formigas com certeza estaremos vivenciando um evangelho de faixada para inglês ver. E tempo de voltamos ao autentico evangelho de Cristo onde Ele seja o Senhor e nos os seus servos, que o serve através do outro. Deus abençoe a todos fiquem na paz.



Comentário "O incrível mundo das formigas" youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário