MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS

MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS
Aqui Você encontrará o melhor dos artigos evangélicos pra você, sua igreja e para sua família

Para ver nossas promoções, Clique na imagem acima

O nosso site por enquanto está apenas como mostruário.
pedidos somente por telefone ou whatsapp.
Muito obrigado

sábado, 16 de janeiro de 2016

Cemitério o local do encontro com a vida, lar do discípulo Multiplicador por Pr. Patrick V. Ribeiro


Percebe-se em muitos programas de entretenimento na Tv em quadros de beleza, ou no espaço geográfico o quanto o homem pode exercer nestes grandes transformações seja no ambiente em que vivem ou nas pessoas com quem se convive, deste um metal bruto encontrão na natureza até um grandes construções magníficas realizadas pelos homens através do ferro e do aço, ao qual precisam ser levados a temperaturas extremamente quentes para alcançar seu formato e grau de resistência.
E em sua vida qual foi a maior transformação que você já passou sofreu? Ou qual a maior desta que você já presenciou na vida de alguém? Seja parente, conhecidos ou amigos.
É sobre alguém que sofreu esta grande, misteriosa e poderosa transformação que falaremos hoje, uma pessoa sem nome, sem título, sem posição social, mas que através de sua posição espiritual pode impactar um conjunto de dez cidades através de seu testemunho, este atende simplesmente pelo nome de “o Gadareno” ou “Geraseno” em alguns versões da bíblia.
Mas de fato quem era mesmo este homem? Qual a sua origem, e o que ele fez de tão importante que causou este impacto em cerca de dez cidade?
Para entender estas e outras perguntas é que veremos na palavra de hoje sobre: Província dos gadarenos lar do discípulo Multiplicador, descrito no evangelho de Macos capítulo 5 verso 20  que diz: E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam.
Este homem era conhecido como Gadareno vivia em uma das dez cidades do conjunto chamado de Decápolis, por onde tinha um certa autonomia em relação ao império Romano, pois era um importante e influente centro comercial, e era bastante freqüentada pela elite do império devido as piscinas térmicas existentes em sua proximidade.
O nome da cidade potencialmente derivado do hebraico Gader tem por significado os termos “fronteiras” ou barreiras.
Em outros evangelho também relata a história deste homem, dando destaque ao de Mateus que narrou não apenas a história deste, mas também de outro que também passou por este mesmo processo de libertação, o fato de Marcos e Lucas, narrar somente sobre este pode ser devido o impacto maior que este tivera na cidade onde morava.
Pois segundo o texto do evangelho de Marcos dos verso 2 ao 5, descreve que este tinha por residência os sepulcros da cidade, vivia constantemente possesso por espíritos imundos e que nem algemas podiam conte-lo devido sua força e fúria, e ninguém tinha controle sobre ele. Realmente alguém que ninguém queria contato, e possivelmente desamparado até pelos próprios familiares, ou da sociedade, devido seu estado ser tão decadente.
Mas quando lemos o verso base desta palavra Mc. 5. 20 percebemos algo muito diferente do que a realidade descrita aqui vivenciada por este homem, em que nos leva a questionar. Como alguém com um histórico como este poderia em algum momento ser uma ferramenta de Deus para impactar não apenas uma cidade, mas dez?
Talvez a resposta não esteja no seu histórico, mas no seu presente, não no que ele viveu, mas no que ele agora esta vivendo, fazendo jus até as palavras que o apostolo Paulo tempos depois diria em 2Co 5.17. Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo! Confirmando assim o processo de transformação que o senhor pode fazer de um homem abandonado e destruído em um cheio de graça capaz de impactar a sua geração.
Assim Deus deseja fazer também em nos pessoas em que motivo de nosso sucesso ou conhecimento na cidade era pelo fato da nossa vida oprimida pelo pecado e pelo domínio de satanás, agora transformada pelo poder de Cristo através de sua morte na cruz sermos conhecidos pela graça concedida por Ele para testemunha suas obras. E esta grande transformação acontece a exemplo deste home pelos seguintes passos.

1.  Encontro com Cristo. (v.2);

E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;
       Vários encontros podem nos marcar significativamente, mas somente um pode nos transformar completamente e esse é o encontro com Deus. Pois não existe alguém que não passou por este momento e não tenha tido sua história marcada por transformada a ponto de deixar perplexos todos que assim presenciasse ou que  tenha conhecido antes deste encontro, observe o que o texto diz acerca desta perplexidade no verso 15:
E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram.

2.  Liberto por Cristo (v.15)

E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram.

         Várias são as vezes que percebemos alguns irmão confundindo libertação por processo de santificação, e na realidade são coisas distintas, porém co dependente em Romanos 6.22 Paulo diz. "Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna." Então a libertação é no momento em que nos somos escolhidos por Deus e que resta é apenas continuar perseverante nesta processo de santidade e não voltarmos a fazer o que fazíamos antes.
         A situações de vícios ou qualquer outra prática pecaminosa depende mais da atitude do homem (claro com a graça divina) em se manter santo, separado destas coisas do que  propriamente uma ação sobrenatural que o fará deixar estas coisas. "Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. (Rm 8.21).
         E em outros textos Paulo deixa claro como Gálatas 5. 16-26 acerca disso dizendo da luta da carne contra o Espírito, cabendo a nos decidirmos a andar em um ou outro.

3.  Despertamento do desejo de segui a Cristo (v.18)

E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele.
                     I.        Ele tomou a decisão de renunciar a vida do passado em contrastes a atitude inicial de seus conterrâneos.
Inicialmente percebemos que os seus conterrâneos, amaram mais os porcos do que a Cristo, mesmo diante do grande milagre que o Senhor operara,
                   II.        Para outros ganharem alguns precisam perder. As vezes somos egoístas, pois queremos mais “coisas”, “posses” do que pessoas libertas, preferimos perder alguém do que perder nossas posses é isso que percebemos nas atitudes dos criadores de porcos, talvez seja até por este motivo que Cristo permite que os demônios destruísse suas posses.
Ao ressaltar esta verdade percebemos que muitos de nos cristão preferimos ver vidas sofrendo com a opressão do pecado, do diabo do que sacrificar um pouco do nosso tempo em falar do amor de Cristo para elas, em nos doar um pouco mais para elas. É tempo de morrer para que outros possam viver.

4. Soube entender o não de Cristo (v.19ª)
Jesus, porém, não lho permitiu

                    I.        Nem tudo que queremos fazer pra obra de Deus, é aquilo que Deus deseja pra sua obra;
                  II.        Nem sempre onde desejamos ir é onde Ele deseja que estejamos, assim não é todo lugar onde desejamos estar, que Ele que nos fiquemos.
              III. “Ele seguindo Cristo com os discípulos seria apenas MAIS UM DISCÍPULO, ele servindo a Cristo em obediência e evangelismo e testemunho Cristo foi O DISCIPULO.”

5. Obediência a ordem de cristo

mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o SENHOR te fez, e como teve misericórdia de ti. E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera


Lições que podemos extrair deste ato de obediência

                     I.        Por que primeiramente em casa?
Não podemos deixar passar desapercebido a ordem intencional de Cristo em dizer a este mais novo discípulo de iniciar o processo de multiplicação da palavra entre os seus, os da sua própria casa.
Pois imaginemos o quanto esta família não teria sofrido em ver seu parente em tais situações, o quanto e o que já não tinha tentado fazer para salvá-lo, a ponto de utilizar correntes para detê-lo?
O fato é que ao invés de mandar ficar quieto como em algumas outras curas que Ele realizara, Cristo o envia para o processo de salvação de vidas a começar pela sua família, até a Decápolis toda ser alcançado.
Aprendo que o maior poder da transformação de alguém é testado na sua própria casa, testemunhado pela sua própria família.

                   II.        Não podemos nos envergonhou as obras que Cristo havia realizado em nossas vidas;

Várias são as pessoas por terem em seu passado um histórico cheios de marcas causadas por decisões erradas, pecados e várias coisas  que realmente podem ser causadores de vergonha em terem os praticado-os, sentem-se intimidados em não compartilharem por medo de serem constrangidos por alguém ou discriminados por causa disso.
         Mas o fato real é que isso em vez de ser algo vergonha para o Cristão pelo contrário é motivo de muita alegria, não em tê-los praticados, mas por terem sidos alcançados pela graça salvadora de Cristo. E assim alcançados com o perdão mediante o arrependimento e consecutivamente a salvação conquistada por Cristo na cruz dando a este nova oportunidade de viver segundo o verdadeiro proceder de Deus. Por isso nunca se envergonhe de testemunhar o que cristo fez, pois se Ele o fez foi para o que o pai fosse glorificado através disso.

                 III.        O fato de não ter academia teológica, ou muito tempo na igreja, não significa que não podemos ser um discípulo multiplicador, Está disponível para ouvir e cumprir a vontade divina é o segredo.

O interessante é perceber que este discípulo Gadareno não teve o mesmo tempo de discipulado como os demais outros (os doze), mas sua obra foi tão notável, que aparece na palavra de Deus evidências de conversões, mais do que de alguns dos apóstolos. Exemplo; dos doze quais tiveram a oportunidade de impactar dez cidades pelo seu testemunho? Quantos conseguiram tal proeza no comprimento da ordem Cristo quanto ao evangelismo?


Conclusão

A conclusão é óbvia, todo discípulo transformado por Cristo, gera outros mais apaixonados por Ele, é tempo de levantamos da posição em que estamos de conforto pessimismo, inutilidade e cumprir a ordem do Evangelismo que Cristo nos deu, não segundo a maneira que idealizamos, mas segundo o modelo que Ele propõem para nos.
Era comum que alguém que quisesse servi Jesus que o seguisse, Cristo mesmo fez o convite em Mt. 11.28, mas não o foi para o Gadareno, para alguns Ele disse IDE, para outros Ele diz ficai, não importa quais seja a ordem, o importante é cumpri-la sem questionar.
As vezes queremos servir a Deus como os outros servem, copiando modelos, estratégias e não abrimos o coração para ouvir qual é a “Onda” que Ele esta gerando no mar da vida para que peguemos, e assim possamos ter sucesso.
Decápolis, Gadara, cemitério, perto do mar o local necessário e escolhido por Deus para dar novamente a vida um homem sem  vida e usá-lo para salvar cidades, e você? Onde está? O que esta fazendo?

A ordem é a mesma, Vai para os seus e testemunhe tudo quanto Ele Jesus Cristo tem feito em sua vida, Deus te abençoe até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário