MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS

MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS
Aqui Você encontrará o melhor dos artigos evangélicos pra você, sua igreja e para sua família

Para ver nossas promoções, Clique na imagem acima

O nosso site por enquanto está apenas como mostruário.
pedidos somente por telefone ou whatsapp.
Muito obrigado

terça-feira, 7 de abril de 2015

Vencendo o passado para um futuro Glorioso Texto: Lc. 19. 1-10. Ev. Patrick V. Ribeiro - 5º Elo da Campanha "Curando a alma Ferida"

Texto: Lc. 19. 1-10
Vencendo o passado para um futuro Glorioso
Introdução:
         E fato que diante de qualquer mudanças de comportamento relacionadas a nossas vidas, nunca conseguirá apagar por total nenhuma ação ou reação que tivermos em nosso  passado,ou seja deste uma palavra lançada de forma incoerente a uma pessoa ou quaisquer  outra atitude que gerou feridas emocionais difíceis de ser estancadas.
Vale lembrar de algumas figuras importantes na bíblia sagrada carregou consigo marcas profundas de um passado uns cheio de glórias como o Apóstolo Paulo que sofria com espinho na carne, que por mais que ele orava não poderia ser retirado pois um dia Ele viu o céu pelo lado de dentro, outro como Jacó que lutou com o anjo e prevaleceu, porém saiu marcado na coxa direita.
Porém outros foram marcados por atitudes insensatas como o rei Davi que diante do seu pecado com Batiseba, sentiu-se culpado e perturbado por um longo tempo, e outros como Sansão  que morreu cego por confiar na sua força e não ouvir a voz de Deus, mesmo que no final se arrependeu profundamente e matando mais inimigos em na sua morte do que em vida.
Entretanto tudo que fazemos pode sim ser reparado, mesmo que para isso venhamos sofrer críticas, desconfianças ou até mesmo preconceitos, o importante não é isso , mas sim entender que nunca é tarde para começar a escrever uma nova história totalmente diferente do nosso passado.
Conta-se um história de um filho de um carpinteiro que era muito desobediente ao seu pai, aprontava muito  e a cada novo dia trazia desgosto a ele, e a cada momento que este filho aprontava,o pai que era carpinteiro pregava um prego em uma tábua reservada para este fim.
Um dia o garoto ao encontrar está tábua dentro da carpintaria, muito curioso perguntou ao pai:
__ Pai. Porque esta tábua esta cheia de pregos a ponto de não ter mais espaço?
__ O pai respondeu: Estes pregos são suas travessuras e desobediência, a cada uma eu pregava um prego nesta tábua.
__ O filho perplexo com a resposta disse ao pai. Pai já que eu aprontei tanto assim. Se a partir de hoje eu começar a mudar meu comportamento o senhor retira os pregos?
__ O pai  respondeu: Sim. A cada atitude correta sua retirarei os pregos da tábua.
         E assim o tempo se passou e o filho ao entrar na carpintaria percebe que a tábua não tinha mais pregos, e maravilhado diz ao pai.
__ Pai consegui! O pai responde sim meu filho conseguiu parabéns agora é só manter esta postura e você será bem sucedido em sua vida, porém tem um detalhe observe a tábua. Os pregos foram retirados, mas as marcas permanecem, estas ninguém poderá retirar.
         Assim como na história nossas vidas são cheias de marcas passadas aparentemente impossíveis de serem retiradas, mas hoje veremos a luz da palavra de Deus como trabalhar no presente com o nosso passado pronto para termos um futuro glorioso a exemplo da vida de Zaquel que passou um bom período de sua vida incoerentemente com a palavra do Senhor e com a ética social.
         Ele era o chefe dos publicanos, para que não sabe eles eram os responsáveis pela arrecadação de taxas, tributos e impostos, no âmbito da Antiga Roma Imperial. Eles eram detestados e rejeitados pelos judeus, que não admitiam a cobrança de impostos, a qual, segundo os fariseus, que tinham como função zelar pela doutrina hebraica, ia contra a Lei de Moisés.
         Porém no caso de Zaquel era pior ainda ele era o chefe dos publicanos e ainda usava de má  fé com  a cobrança de uma sobretaxa em relação aos impostos que coletava, assim explorando o seu próprio povoem proveito pessoal, escrevendo assim uma história de desonestidade e quebra de princípios éticos, sociais e morais.
         Más assim como todos nós ele teve um oportunidade de um dia começar a reescrever sua história ao se encontrar com Jesus e assim reparamos os danos passados. Como?
Vencendo o poder do passado para presente vitorioso e um futuro glorioso.
1.  Recebendo a Cristo em sua vida HOJE e depressa.
 Zaqueu não perdeu tempo assim que o Senhor o chamou Ele desceu depressa e recebeu a Cristo v.6
a.   Porque hoje você está tendo um oportunidade de recomeçar

b.    Porque hoje o Senhor que ceiar contigo- 20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.(Ap.3.20  );

c.    Porque hoje é o momento oportuno da sua Salvação Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.  Hb 4.7

d.    Porque somente convertendo-nos a Cristo alcançamos a libertação desejada -Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Jo 8.36

e.   Porque somente convertendo a Cristo temos a certeza de uma transformação completa e genuína

2.  Vencendo as críticas e os preconceitos
Ao se converter Zaqueu não se importou com as críticas dos falso religiosos que estavam ao seu redor v.7.
a.   É impressionante o quanto de pessoas que dizem ser nossas amigas, mas que nos criticam quando tomamos as melhores de nossas decisões (ex. a conversão Renner da dupla Rick e Renner e a de Xuxa Meneguel).
b.   Varias são os homens e mulheres de Deus que foram criticados ou zombados por tomarem decisões que agradam a Deus.
                                         i.    Ana ao orar ao Senhor apenas sussurrando;
                                        ii.    Davi ao enfrentar Golias;
                                       iii.    Neemias ao reergue os muros de Jerusalém;
                                      iv.    Bartimeu ao clamar por Jesus;
                                       v.    Sem falar no próprio Jesus;
Todos Eles não desistiram por que estavam focados em servir ao Senhor e concluir o seus propósitos o apóstolo Pedro disse acerca desta esperança Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.  Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios;  Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.  Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?  E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?  Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem. (1Pe 4.14-17)

3.  Adotando novas posturas a partir de hoje, reparando o que puder ser reparado
Ao se converter Zaqueu tomou logo a atitude de mudar sua postura egoísta de só querer pra si e de também de reparar o máximo possível todas atitudes erradas cometidas até então v.8.
a.   Ao recebermos o livramento recebemos também uma ordem
À mulher adultera disse: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? 11 E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. (Jo 10-11)

Ao paralítico de Betesda também disse: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior. 15 E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.

b.   Existem diversas formas de reparação como:
i.    Arrependimento e perdão (Filho pródigo Lc 15);
17 E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! 18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; 19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros. 20 E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. 21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. 22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; 23 E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; 24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
ii.    Confissão do pecado Davi no Salmo 51;
1  Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. 2 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. 3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4 Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. 5 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. 6 Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. 7 Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. 8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. 9 Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. 10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. 11 Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. 12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. 13 Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. 14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça. 15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor. 16 Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. 17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. 18 Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. 19 Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.

iii.    Sofrendo as conseqüências do erro exemplo Moisés quando quebrou a primeiras tábuas da lei que o Senhor havia feito, teve que refazer com as próprias mãos e levá-las ao Senhor no monte Sinai
1 Então disse o SENHOR a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste. 2 E prepara-te para amanhã, para que subas pela manhã ao monte Sinai, e ali põe-te diante de mim no cume do monte. (Ex 34. 1-2).

i.        Pedro três vezes negou a Jesus, depois Jesus fez Ele confessar três vezes seu amor por ele
a.      (Jo 18.15-18)15 E Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. E este discípulo era conhecido do sumo sacerdote, e entrou com Jesus na sala do sumo sacerdote.16 E Pedro estava da parte de fora, à porta. Saiu então o outro discípulo que era conhecido do sumo sacerdote, e falou à porteira, levando Pedro para dentro. 17 Então a porteira disse a Pedro: Não és tu também dos discípulos deste homem? Disse ele: Não sou. 18 Ora, estavam ali os servos e os servidores, que tinham feito brasas, e se aquentavam, porque fazia frio; e com eles estava Pedro, aquentando-se também. 19 E o sumo sacerdote interrogou Jesus acerca dos seus discípulos e da sua doutrina. 20 Jesus lhe respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde os judeus sempre se ajuntam, e nada disse em oculto. 21 Para que me perguntas a mim? Pergunta aos que ouviram o que é que lhes ensinei; eis que eles sabem o que eu lhes tenho dito. 22 E, tendo dito isto, um dos servidores que ali estavam, deu uma bofetada em Jesus, dizendo: Assim respondes ao sumo sacerdote? 23 Respondeu-lhe Jesus: Se falei mal, dá testemunho do mal; e, se bem, por que me feres? 24 E Anás mandou-o, maniatado, ao sumo sacerdote Caifás.

b.      ( Jo 21.15-19) 15 E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. 16 Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. 17 Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. 18 Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras. 19 E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me.

Conclusão:

         Podemos chegar a final desta palavra concluindo que mesmo embora tendo até o momento criado uma história cheias de dificuldades é importante entender que sempre é possível mudar basta querer e tomar as decisões que a palavra do Senhor nos orienta pois o evangelho é poder de Deus para salvação de todo aquele que crer viver com Cristo também é uma vida de reparações pois Ele disse que o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido Lc19.10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário