MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS

MFV MODA E ARTIGOS CRISTÃOS
Aqui Você encontrará o melhor dos artigos evangélicos pra você, sua igreja e para sua família

Para ver nossas promoções, Clique na imagem acima

O nosso site por enquanto está apenas como mostruário.
pedidos somente por telefone ou whatsapp.
Muito obrigado

sábado, 7 de janeiro de 2017

Tema: Restituindo os ministérios Jo. 21.12


Tema:  Restituindo os ministérios
Texto base João 21.12
Disse lhe Jesus: vinde, jantai.

Introdução:
         Amados como todos sabem, estou em um projeto de plantação de igreja há dois anos, para realizá-lo minha esposa e eu tivemos que sair da nossa terra natal e vir  a cidade de Taiobeiras por onde o Senhor tem nos dado a graça de realizar esta plantação.
         Tirando todas as dificuldades que o plantador de igreja tem ao iniciar o processo de plantação, algo me chamou muito atenção nesta cidade, que foi o alto índice de pessoas desengrejadas.
         Homens e mulheres que tiveram um encontro com Deus através de uma denominação, se batizaram, iniciaram um ministério, amadureceu este ministério, mas que por alguma circunstância se afastaram e não estão mais o vivenciando  em nenhuma comunidade cristã.
         Não estão desviados, porem muitos deles estão com ministérios abortados, poderiam estar desenvolvendo em uma comunidade abençoando vidas, mas em vez disso estão caminhado sós, pois se frustraram, ou simplesmente estão carentes de alguém que os direcione em amor.
         Porém estes tipos de situação não acontece apenas hoje, desde que Cristo morreu isso vem acontecendo com muita frequência, poderíamos citar vários exemplos.

         Em Lucas 24.13-35  vemos a história dos discípulos que estavam vindo de Jerusalém a caminho de Emaús, após se frustrarem com a morte do mestre, estavam voltando tristes para suas casas que nem perceberam que Jesus havia ressuscitado e que naquele momento estava andando com eles.


As vezes na caminhada estamos tão frustrados, que o que nos precisamos não é de alguém que nos aponte o erro e nos acuse, isso o diabo já faz muito bem! Realmente o que nos precisamos é de alguém que se disponha andar conosco de tal maneira que o simples andar com ele nos faz voltar a sensatez e assim encontrarmos o caminho de volta.


        

Transição:
         Outro exemplo de Cristão que se frustrou e que decidiram voltar a sua atividade normal é o de Pedro, o motivo de sua frustração não foi simplesmente pelo da morte de Cristo.
         Mas como já sabemos foi pelo o fato de após jurar fidelidade a Cristo, horas depois quando Cristo mais necessitava de seu apoio, Pedro nega por três vezes dizendo que não o conhecia.
         Cristo é morto e ao terceiro dia ressuscita, aprece por duas vezes aos discípulos incluindo a Pedro, e mesmo assim Pedro estava tão frustrado, não com Cristo mas com o erro que ele cometeu optou em deixar tudo e continuar tocando o barco pra frente “literalmente”, naquilo que faia antes de ter um encontro com o mestre.
         Aparentemente findava ali o ministério do apóstolo Pedro, o homem que tinha recebido a chave da igreja diretamente de Cristo para continuar a liderança humana e direcionar os apóstolos no primeiro século da igreja de Cristo na terra.
Características do ministério do apostolo Pedro após ter negado a Cristo.
*     Pedro voltou a atividade secular que fazia antes do seu encontro com Cristo (v3.):
Mesmo tendo visto o Cristo ressuscitado por cerca de duas vezes e ainda contemplado milagres realizado por Ele, Pedro estava tão desmotivado com seu ministério que ainda voltou ao se trabalho secular (a pescaria).
*     Esta atitude do apostolo Pedro, influenciou os demais apóstolos que estavam com ele (v3.):
Mesmo Pedro não os convidando a ir com ele, mas só poder de sua influência estava arrastando após sim mais da metade dos discípulos a voltarem com ele ao seu ramo de atividade normal
*     Pedro estava completamente comprometido com seu trabalho secular que não conheceu a Cristo no primeiro momento (v.7): 
Pedro estava tão envolvido com esta atividade, que já não conhecia mais a Cristo com a mesma facilidade de antes.
*     Pedro estava nu (v7),
Não apenas a nudez física, mas a espiritual, pois quando estamos fora do propósito e temos um encontro com Deus não há outro sentimento que nos invade senão o de vergonha;
*     Ele estava distante da terra quase 200 côvados ( 91 metros):
Ele estava distante da solidez que só Cristo pode nos proporcionar, um lugar firme e estável. (v.8).

        Diante deste contexto percebemos um ministério:

*     Desanimado: (Já tinha visto Cristo duas vezes, e contemplados sinais realizado por Ele, mas mesmo assim insistiu a voltar a pescar, isso só desânimo pode fazer)
*     Frustrado: (Com ele mesmo);
*     Infrutífero: (não tinha gerado ninguém para Cristo)
*     Com prática do velho homem: (Pedro volta pescar peixe, enquanto a ordem de Cristo era para ele ser pescador de homens).
*     Mas também vemos um ministério com sede de restituição: (Pedro não pensou duas vezes em pular na água e vir ao encontro do mestre, quando soube que era Ele).
Por isso o tema da mensagem de hoje é:

7 passos para uma restituição ministerial a exemplo de Pedro.

   1.  Cinge-se de sua túnica (v.7ª).
a.   A túnica simboliza uma resposta de Deus ao homem envergonhado pelo pecado:
A primeira vez que a Bíblia faz menção da palavra “túnica” está em Gn 3.21.
 “E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu”.
Gênesis 3.21
b.   Em Apocalipse diz:
 "Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas." 
(Apocalipse 16. 15)

          Vestir a túnica nos fala acerca de entender o estado que estamos e que precisamos ter uma atitude de resposta em relação ao nosso reencontro com Cristo.                    Atitude de abandono das ações que nos levaram a nos afastar do aprisco do Senhor, e assim dar inicio a um novo começo através do sacrifício de Cristo.

   2.  Lança-te ao mar (v.7b);
a.   É atitude de descer-se, humilhar-se, deixar o orgulho de lado assumir que precisa tomar uma atitude de recomeço:
b.   É uma decisão firme de andar pela fé em Cristo, independentemente do que aconteceu.
c.   É vencer o medo de recomeçar.
d.    É acreditar que mesmo embora ter  tido deslize ou pecado, Se  Cristo veio ao meu encontro é porque não desistiu de mim.
         Lembram-se, Jonas só pode experimentar uma nova oportunidade depois que ele decidiu que teria que ser lançado no mar. (Jn. 1.12-13)
11  E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso. 12  E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade
         Muitas pessoas estão enfrentando tempestades em suas vidas e ainda levando outros consigo, por estarem fugindo do ministério que o Senhor lhe ordenou que cumprisse, e por causa do orgulho não querem dar “o braço a torce” para que assim seja restaurado:

   3.  Volte a obedecer à voz do mestre (Vs 10-11);
         Muitas pessoas ao lerem estes versos, cresce o olho apenas na grande pesca dos peixes, e não se atentam para o principal fundamento deles que fora a obediência.
         Eles estavam voltando sem pescar nada, até o momento que ouvem a voz do mestre e obedecem. “VOCÊ SÓ TERÁ A EXPERIÊNCIA DE MILAGRES VERDADEIROS QUENDO APRENDER OUVIR E OBEDECER A VOZ DO MESTRE”.
a.   Deus não usa ninguém enquanto permanecer rebelde a sua voz;
b.   A bíblia diz que a rebelião é como pecado de feitiçaria;
c.   A obediência é determinada pela sujeição, quanto mais sujeito, mais obediente seremos;
d.   A obediência é a maior prova de amor que podemos demonstrar para com Cristo;
e.   A obediência a Deus também é determinada quando somos obedientes aos nossos líderes no Senhor;

  4.  Volte a alimentar-se da comida que o mestre te oferece (v.12);
         Percebemos que antes mesmo que eles chegassem a terra firme, Cristo já havia preparado um “banquete” para recebê-los, nos indicando sempre que todo retorno de um pecador arrependido precisa ser comemorado, seja com banquete ou apenas com pães e peixes sobre a brasa.
a.   Por mais que pesquemos, somente a Cristo tem o real alimento que sacia a fome do ser humano.
"E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede." 
João 6 : 35

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." 
João 6 : 51

    5.  Confesse com o coração aquilo que tanto fala com boca (v.15-17);
a.              Pedro fora questionado três vezes acerca do seu amor a Cristo, em duas delas ele responde de um jeito (Tu sabe que eu te amo), a terceira ele diz: (senhor, tu sabes de tudo, tu sabes que eu te amo).

Nas primeiras respostas Pedro as responde com olhar voltado para si, como se dissesse, sim Jesus eu gosto do Senhor! Porém a terceira ele entende que Cristo não estava perguntando apenas de gostar, de uma afeição, e sim se ele o amava tanto a ponto de entregar sua vida por Ele.

CRISTO DESEJA QUE O NOSSO SENTIMENTO PELA SUA OBRA SEJA MAIS DO QUE UMA AFEIÇÃO E SIM UMA TOTAL DEVOÇÃO A PONTO DE MORRERMOS POR ELA.

  Discordo do ponto de Vista que diz que pastor não deve morrer pela a igreja porque Cristo o fez, pois se for assim o sangue dos mártires que fora derramado antes de nós e dos Cristãos que são mortos diariamente no oriente médio, tem sido sem sentido. Não valem de nada.

   6.  Volte a desenvolver seu ministério com a mesma autoridade que Cristo já tinha te dado antes (Apascenta minhas ovelhas...);
Após sua restauração Pedro fez:
*       Dirigiu a igreja do Senhor em Jerusalém
*       Foi o primeiro a ganhar almas para Cristo após o batismo com Espírito Santo;
*       Foi o primeiro apóstolo dos onze que junto com João a realizou um milagre após o batismo com Espírito Santos
*       Foi ele que discursou em defesa do cristianismo diante dos magistrados em Jerusalém, onde um deles nada mais era do que Gamalieu o maior especialista da época da lei mosaica
*       Foi ele que coordenou o primeiro concílio oficial da igreja, para tratar de pontos teológicos e doutrinários da igreja.
*       Escreveu duas epístolas universais;
         Realmente a palavra dita através do profeta Ageu se cumpriu em Pedro a glória da segunda casa fora maior do que a primeira, assim será também em sua vida se creres.

     7.  Glorifique a Deus com a sua morte (v.18-19).
         Por a fim a mais imprescindível das características de quem decido voltar a pratica de seu ministério, A MORTE.
Quem não aprende a morrer por Cristo, é inapto para desenvolver qualquer tipo de ministério na igreja do Senhor.
*     Quem não morre para o mundo não produz;
*     Quem não morre para o mundo não consegue viver a vida de Cristo;
*     Quem não morre para o mundo antrofia na fé;
*     Quem não morre para o mundo não conhecerá a verdadeira vida.
*     Quem não morre para o mundo e vive na igreja, engana a si mesmo;
*     Quem não morre para o mundo não consegue glorificar a Deus
         Precisamos morrer para nossas vontades, para os nossos desejos, a fim de vivermos a vida que Cristo por graça nos oferece.
Conclusão:
         Amados em Cristo, não sei como se encontra o seu ministério hoje, porém sei de uma coisa poder ser melhor do que está. Muitas são as vezes que pensamos em parar ou desistir devido diversos obstáculos que surgem em nosso caminho.
         Mas devemos ouvir sempre a voz do Senhor nos dizendo as mesmas palavras que dissera a Josué servo de Moisés  Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria (js 16). A uma promessa para quem persevera até o fim, por isso não desista é tempo de recomeçar.
         Deus o abençoe graciosamente em Cristo Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário